terça-feira, 23 de junho de 2015

RÚSSIA AMEAÇA SUÉCIA COM "CONSEQUÊNCIAS MILITARES" SE O PAÍS ADERIR A OTAN!

Apesar de apenas 37% da opinião pública ser a favor da entrada da Suécia na OTAN, o Embaixador russo Viktor Tatarintsev advertiu em jornal local de que "a Rússia terá que recorrer a uma resposta do tipo militar e reorientar as tropas e mísseis" caso o país aceite entrar na OTAN

Suécia enfrentará "consequências" militares se decidirem abandonar a sua neutralidade e fazer parte da aliança da OTAN, o Embaixador russo Viktor Tatarintsev teria dito a um jornal sueco  na última quinta-feira(18). Suécia manifestou preocupação crescente nos últimos meses em meio a um pequeno aumento perceptível na atividade militar russa, tanto na Europa Oriental quanto nas águas ao largo da costa da Suécia.

Anexação da Criméia pela Rússia no ano passado e envolvimento no suposto conflito no leste da Ucrânia levou a pedidos na Suécia para uma maior cooperação com a OTAN. Tatarintsev disse ao jornal sueco Dagens Nyheter que a Rússia não representa uma ameaça à segurança da Suécia e acusam os ​​meios de comunicação suecos de uma "campanha de propaganda agressiva" contra o Kremlin, de acordo com uma tradução feita no local . Mas o embaixador advertiu que a entrada do país na Otan provocaria uma resposta militar.

"Eu não acho que ele vai se tornar relevante no futuro próximo, embora tenha havido um certo balanço na opinião pública. Mas se isso acontecer, haverá contramedidas. Putin assinalou que haverá conseqüências, que a Rússia terá que recorrer a uma resposta do tipo militar e reorientar as nossas tropas e mísseis. O país que se junta a OTAN precisa de estar ciente dos riscos que estará exposto", disse Tatarintsev a Dagens Nyheter. No entanto, essa resposta não assumiria a forma imediata de um ataque, uma vez que "a Suécia não é um alvo para nossas tropas armadas", acrescentou Tatarintsev.

Autoridades suecas acusaram repetidamente de que aviões russos ameaçam o espaço aéreo do país e de várias nações da Europa Oriental, incluindo a Suécia e Letônia, submarinos suspeitos de serem russos entraram em suas águas soberanas. Militar da Suécia despachou caças em maio, para afastar os bombardeiros russos que se aproximaram do território sueco, segundo a Reuters.

Tradicionalmente, os cidadãos suecos têm manifestado pouco interesse em aderir à OTAN, mas as recentes tensões com a Rússia têm alimentado o apoio. Em outubro de 2014, uma pesquisa descobriu que 37 por cento da população do país apoiam a entrada na aliança, enquanto 36 por cento dos entrevistados se opuseram ao movimento, Reuters relatou.

Ministros da Defesa da Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca expressaram sua solidariedade contra a agressão militar russa em um comunicado conjunto divulgado em Abril passado. "Os líderes da Rússia têm mostrado que eles estão preparados para fazer uso prático e eficaz de meios militares, a fim de alcançar seus objetivos políticos, mesmo quando isso envolve a violar os princípios do direito internacional", disse o comunicado, segundo a Reuters.


FONTES:
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/russia-warns-sweden-it-will-face-military-action-if-it-joins-nato-10331397.html

http://www.ibtimes.com/russia-threatens-sweden-military-consequences-if-it-joins-nato-alliance-report-says-1973905

http://warmonitor.net/news/2015/06/18/russia-threatens-sweden-with-military-force/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...