terça-feira, 16 de junho de 2015

OTAN ACUSA RÚSSIA DE "DESESTABILIZAR" COM ANÚNCIO DE AQUISIÇÃO DE 40 MÍSSEIS NUCLEARES!

Após o anúncio de Putin sobre a aquisição de 40 ICBMs, a OTAN reage e chama as ação de "Desestabilizadora e perigosa"

Em entrevista coletiva em Bruxelas,o Secretário-Geral da OTAN, o norueguês Jens Stoltenberg disse que essa retórica de Moscou explica o aumento da prontidão de parte das forças da aliança ocidental para defender seus membros.

"Essa ameaça nuclear da Rússia é injustificada", disse.

"É desestabilizadora e perigosa. Isso é algo que nós estamos tratando, e também é uma das razões pelas quais nós estamos agora aumentando a prontidão e preparação de nossas forças", acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou mais cedo nesta terça que a Rússia vai acrescentar mais de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) a seu arsenal nuclear este ano.

ICBMs têm um alcance mínimo de 5,5 mil quilômetros. Putin não deu detalhes de onde ou o que seria instalado ou adicionado ao arsenal nuclear. O presidente russo disse repetidamente que Moscou deve manter a sua capacidade de dissuasão nuclear contra o que chama de crescentes ameaças à segurança da Rússia e que o seu país se reserva o direito de implantar tais armas na Crimeia . A tensão entre o Oriente e o Ocidente aumentou após a intervenção russa nesse território, que foi anexada por Moscou no início de 2014 e a continuação do apoio de Moscou para uma insurgência armada no leste da Ucrânia.

O aumento vem logo depois dos Estados Unidos anunciar que pesa enviar armas pesadas e tanques para bases militares na Europa Oriental, um material que poderia ser usado por até 5.000 soldados norte-americanos. Seria uma implantação sem precedentes desde o fim da Guerra Fria. O objetivo de Washington é o de reforçar as garantias de ex-países soviéticos que suspeitam do expansionismo russo.

CORRIDA ARMAMENTISTA:

"A sensação é de que os nossos colegas dos países da OTAN estão nos empurrando para uma corrida armamentista", disse ao mesmo fórum, o Vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov, citado pela agência de notícias RIA.

Tais comentários ajudaram a espalhar o sentimento anti-ocidental pela Rússia e espalhar a popularidade do presidente russo, mas também tem despertado medo na Europa, especialmente nos países vizinhos da Federação Russa.

Putin disse que Moscou não está planejando lançar uma nova corrida armamentista, embora o país está modernizando suas próprias forças armadas. O líder russo disse em seu discurso que 70% dos equipamentos militares serão da mais alta qualidade e será renovada até 2020.

Mas a despesa militar pesada está pesando no orçamento do Estado, numa altura em que a economia está caminhando para uma recessão por causa da queda dos preços do petróleo e as sanções ocidentais. O Kremlin tem gastos militares como um motor da economia, mas os críticos de Putin dizem que é excessivo e que vem à custa de necessidades sociais.

FONTES:
http://internacional.elpais.com/internacional/2015/06/16/actualidad/1434453914_311467.html?id_externo_rsoc=TW_CM
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/chefe-da-otan-critica-ameacas-perigosas-da-russia,95c67ecb0abee399d4f1e9834be4d4e4andyRCRD.html
http://www.reuters.com/article/2015/06/16/us-russia-nuclear-putin-idUSKBN0OW17X20150616?utm_source=twitter

4 comentários:

  1. Cara, ainda bem que você voltou ! Ja faz alguns dias, mais você fez falta. Botaram um escroto pra postar na sua ausencia no face, ainda bem que o mesmo vazou! Noticias agora todas parciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelos elogios, fiquei meio sem tempo, mas agora vamos que vamos!

      Excluir
  2. Continue seu bom trabalho, fez falta mesmo agente não vê isso na TV !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou continuar sim! só tenho que conciliar com o meu trabalho e vida pessoal, mas não vou parar mais! Obrigado pelas palavras!

      Excluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...