quarta-feira, 24 de junho de 2015

OTAN DEVE RESPONDER A "ATOS AGRESSIVOS" DA RÚSSIA NA EUROPA, DIZ SECRETÁRIO-GERAL

Cresce a tensão nos bastidores, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, promete responder a todos os atos agressivos de Moscou na Europa. Siga as notícias da guerra fria no blog Sempre Guerra

A Otan não será arrastada a uma corrida armamentista com a Rússia, mas deve responder aos atos agressivos de Moscou na Europa, declarou nesta quarta-feira o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.

"Não nos arrastarão a uma corrida armamentista, mas devemos garantir a segurança de nossos países", acrescentou Stoltenberg antes de uma reunião de ministros da Defesa da Otan em Bruxelas.

"Anexar uma parte de um território não é defensivo, é um ato de agressão", disse em relação à Crimeia. "A Rússia continua enviando tropas, equipamentos para desestabilizar o leste da Ucrânia. Não há nenhuma dúvida de que a Rússia é responsável por atos agressivos na Europa", afirmou.

"A Otan deve responder quando o ambiente de segurança muda", disse, lembrando que a situação mudou na fronteira leste da Aliança, mas também no sul com a emergência do grupo Estado Islâmico.

A Otan decidiu em setembro de 2014 um reforço militar sem precedentes desde o fim da Guerra Fria. Criou uma força expedicionária de rápida mobilização e duplicou o contingente de sua força de intervenção rápida.

Na terça-feira, os Estados Unidos também anunciaram a mobilização temporária de armamento pesado nos países vizinhos da Rússia, mas não mobilizarão tropas.

Na semana passada o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia reforçará o arsenal nuclear com 40 mísseis balísticos intercontinentais.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...