quarta-feira, 10 de junho de 2015

ESTADO ISLÂMICO AVANÇA NA LÍBIA COM DEZENAS DE MORTES. HEZBOLLAH REPELE OFENSIVA DO EI NO LÍBANO!

Estado Islâmico continua avançando na Líbia, grupos regionais declaram guerra ao EI e dezenas de mortes se multiplicam diariamente nos combates cada vez mais mortais. No Líbano, Hezbollah consegue repelir o avanço do EI

O grupo extremista Estado Islâmico anunciou nesta terça-feira que assumiu o controle da cidade de Sirte, na Líbia, segundo o centro norte-americano de monitorização de páginas islâmicas na Internet.

O Estado Islâmico postou uma série de fotografias de combatentes a indicar que conquistou a cidade de Sirte, localizada a 450 quilômetros a leste de Tripoli - Líbia.

O SITE citou um relatório em que o autodenominado 'Estado Islâmico-Província de Tripoli' dizendo que "soldados do califado" assumiram o controle dos últimos homens armados da Fajr Líbia.

O documento salienta que Sirte vai ser a "cidade costeira que vai ligar o leste e o oeste da Líbia controlada pelos combatentes do Estado Islâmico".

No mesmo documento, explicam que o controle de Sirte ocorreu depois de combates durante a madrugada e que a milícia líbia perdeu todas as entradas na cidade, incluindo uma central elétrica, um campo militar e a base de Al-Qardhabiyah.

DEZENAS DE MORTES NA LÍBIA:
Combates entre militantes do Estado Islâmico e elementos de um grupo rival fizeram duas dezenas de mortos na cidade de Derna, no nordeste da Líbia. 

A violência eclodiu depois do líder do grupo islamista Majlis al-Shura ter sido morto, por não ter jurado fidelidade ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi.

“Nós avisámos os militantes do Estado Islâmico para pararem com os seus atos criminosos, mas eles cometeram ainda mais crimes”, indicou o Majlis al-Shura, num comunicado em que declarou guerra santa aos islamistas de al-Baghdadi.

O Estado Islâmico está crescendo rapidamente na Líbia. Em grande medida, capitalizando o caos em que se encontra o país, dividido entre dois governos rivais, que se combatem entre si.  

A expansão do grupo na Líbia é também motivo de preocupação para o Ocidente. As suas costas são o principal ponto de partida de migrantes para a Europa e teme-se que o território se possa transformar numa enorme base do Estado Islâmico do outro lado do Mediterrâneo. 

HEZBOLLAH REPELE ATAQUE DO EI NA FRONTEIRA LÍBANO/SÍRIA:
Homens armados do Hezbollah repeliram um ataque de militantes do Estado Islâmico nesta terça-feira, em uma área próxima da fronteira entre o Líbano e a Síria, informou a emissora de televisão libanesa Al-Manar.

Segundo a emissora, o ataque teve como alvo várias posições do Hezbollah. Vários militantes do Estado Islâmico morreram ou foram feridos, e três veículos, incluindo uma escavadeira, foram destruídos. Ainda não há informações sobre possíveis baixas entre os combatentes do Hezbollah.

Nas últimas semanas, o Hezbollah tem estado na ofensiva nas montanhas de Qalamoun, na Síria, e capturou territórios que antes eram controlados pela filial da Al-Qaeda no país, a Frente al-Nusra. Com a Frente Nusra praticamente derrotada na região, é esperada uma grande batalha entre o Hezbollah e o Estado Islâmico.

O Hezbollah está profundamente envolvido na guerra civil da Síria ao lado das forças do presidente Bashar Assad. A superfície total das montanhas Qalamoun sendo que foi contestada soma mil quilômetros quadrados, dos quais 340 estão no Líbano e sob o controle de militantes do Estado Islâmico e da Frente Nusra, de acordo com o Hezbollah.

Na segunda-feira, a emissora libanesa Al-Manar disse que os combatentes do Hezbollah e as tropas sírias já capturaram metade da área.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...