quinta-feira, 18 de junho de 2015

BÉLGICA CONGELA BENS DE ESTATAIS DA RÚSSIA E MOSCOU AMEAÇA RETALIAR!

Outra frente de tensão se abre entre o Ocidente e a Rússia, desta vez referente ao caso da petrolífera Yukos: Julgado em Haia, a Rússia foi condenada a pagar em torno de 50 bilhões de dólares para cobrir os ativos perdidos pelos acionistas quando Kremlin assumiu o controle da petrolífera. Segundo o tribunal, a administração de Putin teria manipulado o sistema legal, forçando a falência da Yukos para depois se apropriar de seus ativos. Nesta semana, França e Bélgica congelaram os bens de estatais da Rússia em seus territórios, para reservar o dinheiro para o cumprimento da sentença de Haia, o que fez o Kremlin chamar o embaixador belga na Rússia para ouvir um protesto do governo, que considera os ocorridos como um "ato hostil" e advertência de que Moscou fará o mesmo com os bens da Bélgica em território russo

O governo russo condenou o congelamento de contas russas na França e na Bélgica como parte de um esforço para executar uma sentença de 50.000 milhões dólares devido a destruição da companhia petrolífera Yukos.

Um tribunal de arbitragem em Haia decidiu no ano passado que a Rússia deve compensar os antigos acionistas da Yukos, que foi destruída em um ataque legal politicamente motivada que também enviou seu executivo-chefe, Mikhail Khodorkovsky, para a prisão por 10 anos.

A imprensa russa relatou que oficiais de justiça belgas notificaram dezenas de empresas e organizações não-governamentais em 17 de junho e que o governo estava congelando os ativos estatais russas em sua posse, bem como quaisquer dívidas que porventura estiver devendo ao Governo russo.

Ministro russo de Desenvolvimento Econômico Alexei Ulyukayev, disse quinta-feira que seu governo vai desafiar as apreensões de ativos, considerando-as ilegais.

Tim Osborne, diretor da GML, uma holding criada por cinco principais acionistas da Yukos, disse que a decisão foi "lançada" na França e na Bélgica, com a expectativa de que continuaria na Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

"Estamos preocupados", disse Andrei Belousov, um assessor do presidente Vladimir Putin. "Esperamos que uma série de países tomem medidas semelhantes."

RETALIAÇÃO DA RÚSSIA:

O embaixador da Bélgica em Moscou foi convocado para o Ministério do Exterior russo na quinta-feira para ouvir um protesto contra a detenções de contas bancárias da embaixada russa na Bélgica, a missão permanente da Rússia na UE e a OTAN, em Bruxelas, e também uma série de outras organizações russas. O Ministério do Exterior russo disse que Moscou pode considerar medidas proporcionadas contra propriedades belgas na Rússia, incluindo ativos da embaixada belga.

"Ao embaixador belga, foi dito que a Rússia considera tais medidas por parte das autoridades do Reino da Bélgica como um ato abertamente hostil e violação bruto em princípios universalmente reconhecidos de direito internacional e exigiu que o lado belga deve tomar medidas urgentes para restaurar os direitos soberanos da Rússia, violados na Bélgica e assegurar o funcionamento normal dos escritórios russos", o Ministério do Exterior russo disse em um comunicado.

"Caso contrário, a Rússia terá que considerar a questão de tomar medidas de retaliação proporcionadas contra as propriedades do Reino da Bélgica na Rússia, incluindo a embaixada em Moscou e suas entidades jurídicas", disse o Ministério das Relações Exteriores russo.

FONTES:

Um comentário:

  1. Xeeeeeee amigos Sempre Guerra, essa crise Russia Ocidente vai acabar em confrontaçao, ja estou sentindo isso no ar... Esses dias tive um sonho estranho... foi mais com Israel- A.Saudita e Ira.. sei la, ta certo que estamos ligados nesses temas todos os dias, mas pode ter sido um sonho, mas pode ter sido aviso de algo futuro, não descarto...
    Tenho que resolver algumas coisas aqui, volto com o sonho depois.. abraços

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...