quinta-feira, 18 de junho de 2015

ALEMANHA CRITICA PUTIN E REINO UNIDO ADVERTE A RÚSSIA!


A guerra nos bastidores continuam! Desta vez, foram os representantes da Alemanha e Reino Unido que advertiram a Rússia e seu líder Vladimir Putin. Ontem, foi informado pela mídia portuguesa RTP que caças da Royal Air Force (RAF) interceptaram caças russos por 3 vezes em 24 horas.

Por três vezes em 24 horas apenas, caças da Royal Air Force (RAF) descolaram para afastarem aviões russos que voavam na área de um exercício da OTAN, sobre o Mar Báltico.

Segundo a Sky News, os aparelhos partiram de bases em território da antiga república soviética da Estônia. Os exercícios da OTAN decorrem no Mar Báltico a menos de 100 milhas da cidade russa de Königsberg (antiga Kaliningrado).

Trata-se de manobras de grande envergadura, envolvendo 17 países da OTAN, 5.600 militares e 49 navios de guerra. Nos exercícios inclui-se a simulação de um desembarque, numa praia do Norte da Polônia.

O secretário britânico da Defesa, Michael Fallon, falando num dos navios em manobras, declarou à Sky News que o Reino Unido está disposto a defender as fronteiras do Leste da Europa "ombro a ombro" com outros países membros da OTAN.

O caráter dos exercícios tem sido criticado por Moscou, como um regresso ostensivo ao espírito da Guerra Fria. O porta-voz do Governo russo Dmitry Peskov afirmou, nomeadamente: "Não é a Rússia que está se aproximando das fronteiras de algum outro país. É a infraestrutura da OTAN que está se aproximando das fronteiras da Rússia. tudo o que a Rússia faz é salvaguardar os seus próprios interesses".

ALEMANHA:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está agindo com reflexos da Guerra Fria, disse o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, nesta quarta-feira (17), depois que Moscou decidiu acrescentar mais de 40 mísseis balísticos intercontinentais a seu arsenal nuclear.

“O anúncio do presidente Putin de aumentar o arsenal de mísseis estratégicos da Rússia é desnecessário e certamente não contribui para a estabilidade e o alívio da tensão na Europa”, afirmou Steinmeier ao portal alemão de notícias Spiegel Online.

Autoridades russas repudiaram plano de Washington de posicionar tanques e armamento pesado em países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Leste Europeu, na fronteira russa ou em suas proximidades, o que disseram ser a manobra norte-americana mais agressiva desde a Guerra Fria.

O porta-voz do governo alemão também criticou as declarações de Putin. “Elas não são uma maneira útil de superar as dificuldades presentes que existem na relação entre a Rússia e a Europa ou a Rússia e os Estados Unidos”, disse Steffen Seibert em coletiva de imprensa de rotina em Berlim.

Steinmeier acrescentou que o mundo mudou desde o final da Guerra Fria em 1989, “mas os antigos reflexos daquela época evidentemente estão mais vivos do que pensávamos até o ano passado”. “Só posso alertar para que não se ceda a tais reflexos e se entre em uma espiral rápida de escalada nas palavras e depois nos atos”, afirmou.

A tensão entre a Rússia e o Ocidente se agravou em função do papel de Moscou no conflito da Ucrânia. Forças separatistas pró-Moscou ocuparam boa parte do leste ucraniano depois que a Rússia anexou a Crimeia, península da Ucrânia, em março de 2014.

FONTE:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=837546&tm=7&layout=121&visual=49
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/alemanha-acusa-putin-de-mostrar-reflexos-da-guerra-fria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...