quinta-feira, 25 de junho de 2015

NO ANIVERSÁRIO DA GUERRA, CORÉIA DO NORTE PEDE UNIÃO CONTRA EUA!

A Coreia do Norte apelou nesta quinta-feira (25) para todo o planeta a fechar suas fileiras contra "os bandidos imperialistas americanos" por ocasião do 65º aniversário do início da guerra da Coreia.

A guerra da Coreia (1950-1953) começou quando as tropas do norte atravessaram o paralelo 38, que marcava a divisão da península entre o Norte comunista e o Sul capitalista. O conflito tornou-se internacional quando os Estados Unidos forneceram apoio ao Sul e a China às tropas do Norte. A Coreia do Norte acusa os Estados Unidos de estar por trás da guerra.

"Convocamos o mundo a se juntar às fileiras da luta antiamericana internacional para derrotar os bandidos imperialistas dos Estados Unidos", declarou a Comissão Nacional de Defesa (NDC) do regime comunista em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias KCNA.

"A Ásia deve se unir para atar a mão direita dos Estados Unidos, a África para atar a sua mão esquerda, o Oriente Médio para atar os seus tornozelos e a Europa para cortar sua garganta", acrescenta a CDN.

"A única maneira possível para os Estados Unidos é se desculpar com o exército e o povo da República Popular Democrática da Coreia e içar a bandeira branca", acrescenta.

Na Coreia do Sul, as cerimônias que marcam este 65º aniversário foram sóbrias.

O primeiro-ministro Hwang Kyo-Ahn apelou, no entanto, à vigilância durante uma cerimônia oficial. "Precisamos reforçar a nossa segurança e poder militar (....) porque 60 anos após o fim da guerra, a situação ainda é instável na península coreana", disse ele. "O governo vai tratar com seriedade qualquer provocação da Coreia do Norte".

Números da guerra
Cerca de um milhão de sul-coreanos foram mortos ou feridos durante a guerra. O número de vítimas entre os norte-coreanos é estimado em 1,5 milhão.

Cerca de 140 mil soldados sul-coreanos foram mortos em ação e 450 mil ficaram feridos. O número de baixas entre os soldados chineses e norte-coreanos é ainda maior, de acordo com estimativas.

Mais de 40 mil soldados americanos foram mortos e cerca de 100 mil feridos na guerra que terminou com um armistício frágil em vez de um tratado de paz.

Tecnicamente, as duas Coreias ainda estão em guerra.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...