sexta-feira, 5 de junho de 2015

EUA PODE INSTALAR MÍSSEIS NA EUROPA PARA COMBATER A RÚSSIA!

Yahoo, citando reportagem da AFP, diz que o Governo Obama considera uma gama de respostas agressivas a suposta violação da Rússia em um tratado nuclear da Guerra Fria. EUA está considerando três opções para responder militarmente a violações do tratado de mísseis da Rússia: - Defesas para parar um míssil que viole o tratado, a opção "contrária" para atacar um míssil preventivamente e a opção "capacidades de ataque compensatórias" que implica o uso potencial das forças nucleares

 O governo Obama está pesando uma gama de respostas agressivas a suposta violação da Rússia de um tratado nuclear da Guerra Fria, incluindo a implantação de mísseis baseados em terra na Europa que poderiam previamente destruir as armas russas.

Esta opção "contrária" está entre as possibilidades que a administração está considerando quando revê toda a sua política em relação à Rússia, à luz da intervenção militar de Moscou, na Ucrânia, a sua anexação da Criméia e outras ações que os EUA considera confronto na Europa e além.

As opções vão tão longe como uma implícita - mas não declarou explicitamente - que iria melhorar a capacidade de armas nucleares dos EUA para destruir alvos militares em território russo.

Tudo tem um certo grau de Guerra Fria, mesmo se a Casa Branca, em última instância decide continuar tolerando um alegado voo-teste de um míssil de cruzeiro lançado de terra com uma gama proibida pelo tratado da Rússia.

Rússia nega violar o tratado e, por sua vez, alegou violações por parte dos Estados Unidos em erigir defesas antimísseis.

Não está claro se a Rússia realmente tem implantado o míssil suspeito ou se Washington faria qualquer movimento militar se os russos não chegassem a implantação. Por agora, os funcionários do governo dizem que preferem continuar tentando falar com Moscou em cumprimento do tratado.

Em público, funcionários da administração usaram termos obscuros como "contrária" e "capacidades de ataques compensatórias" para descrever duas das suas opções de resposta militar, aparentemente na esperança de ganhar tempo para a diplomacia.

Um porta-voz do Pentágono, o tenente-coronel Joe Sowers, disse: "Todas as opções em análise foram concebidos para assegurar que a Rússia  não ganhe nenhuma vantagem militar significativa de sua violação".

O impasse diz muito sobre a profundidade a que as relações EUA-Rússia caíram. E que coloca problemas não só para a administração Obama, mas também para a aliança da OTAN, cujos membros na Europa Oriental estão especialmente desconfiados para permitir que provocações russas fiquem sem resposta.

Os líderes ocidentais estarão reunidos domingo e segunda-feira para uma reunião de cúpula do G-7 - a partir do qual o presidente russo, Vladimir Putin, foi excluído - onde a agressão russa será um tema-chave. Na sexta-feira, Carter planeja se encontrar na Alemanha com a defesa americana e funcionários diplomáticos para mapear uma contra-intervenção militar da Rússia na Ucrânia e para tranquilizar aliados preocupados com Moscou.

Os EUA e seus parceiros ocidentais têm tentado usar influência econômica e diplomática contra Putin em uma série de conflitos, incluindo a Ucrânia. Mas eles também reconhecem que Moscou ainda desempenha um papel importante nos assuntos internacionais, incluindo as negociações nucleares com o Irã que estão entre as principais prioridades da política externa do presidente Barack Obama.

A administração está considerando três opções para responder militarmente a violações do tratado de mísseis da Rússia: defesas para parar um míssil que viole o tratado, a opção "contrária" para atacar um míssil preventivamente e a opção "capacidades de ataque compensatórias" que implica o uso potencial das forças nucleares.

Um dos assessores de política nuclear do Carter, Robert Scher, declarou em abril que a "contra-força" significa que "nós poderíamos ir e atacar aquele míssil em qualquer lugar na Rússia". Outro funcionário do Pentágono, Brian McKeon, testemunhou em dezembro que esta opção envolvia potencial implantação na Europa de mísseis de cruzeiro lançados de terra.

Scher disse outra opção implicaria em "simplesmente não atacando" o míssil russo mas vendo "que coisas poderíamos manter em risco dentro da própria Rússia". Hans Kristensen, , especialista em armas nucleares na Federação de Cientistas Americanos, disse que isso pode significar mais, melhorar a capacidade das forças nucleares ou convencionais dos EUA para destruir alvos militares russos, além de mísseis que considera-se que violem o Tratado INF.

Kristensen disse que a discussão pública sobre estas opções equivale a "um inferno de um jogo" que Putin vai recuar em INF.

A administração Obama tem sido relativamente suave em cutucar Moscou publicamente sobre a questão de INF. Alto funcionária do controle de armas do Departamento de Estado, Rose Gottemoeller, chamou as supostas violações russas de uma "séria de preocupação". Em dezembro, ela argumentou contra, declarando o tratado morto, dizendo que aliados dos Estados Unidos também se opõem a essa abordagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...