sexta-feira, 3 de julho de 2015

TENSÃO NO EQUADOR: EM MEIO A PROTESTOS, PRESIDENTE ACUSA OPOSIÇÃO DE TENTAR TOMAR O PODER!

Pela quarta semana consecutiva, o Equador registra uma onda de protestos pró e contra o governo de Rafael Corrêa e o presidente acusa a oposição de tentar "tomar a Carondelet", a sede do governo. Fato ocorre a 48hrs antes da visita do Papa Francisco ao país.

As manifestações ocorrem a menos de três dias da visita do papa Francisco ao país e foram originadas por causa de um projeto de lei que previa uma taxação de 75% das grandes fortunas e heranças no país. Mesmo que o líder equatoriano tenha desistido da ideia, os protestos não cessaram.

"Lamentavelmente temos claros indícios de que os golpistas tentam tomar a Carondelet. Querem, com base na violência, derrubar um governo que tem um imenso apoio nacional e internacional", postou Correa em seu Twitter.

Citando nominalmente os opositores que "querem dar o golpe", o mandatário disse que o governo não será derrotado e que o "passado não voltará". Ele se referia aos oito presidentes que estiveram no poder nos últimos 13 anos e que foram derrubados por golpes ou por maciças manifestações populares.

O Ministério do Interior afirmou em nota que essas ações públicas têm como objetivo "fazer com que o papa Francisco cancele a viagem" ao Equador, a partir do dia 5 de julho.

Já uma das líderes da oposição, Lourdes Tibán, informou que os movimentos têm como objetivo ter um país repleto de "paz e liberdade" - não apenas durante a visita do Pontífice. Em alguns dos cartazes dos manifestantes, era possível ver pedidos de renúncia de Correa e a frase "desta vez, nem o Papa te salva".

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...