sexta-feira, 31 de julho de 2015

NOS BASTIDORES DO PACTO MILITAR ENTRE GRÉCIA E ISRAEL!

Os bastidores do pacto militar entre Grécia e Israel, visando a ameaça contra o Irã e também na "guerra de interesses" com a Turquia na região. Interesses dos EUA e OTAN também estariam em jogo!

Quando Tsipras tomou o poder na Grécia,  em Israel soaram vozes de alarme: Syriza vai apoiar a causa palestina, pedindo um fim à cooperação militar entre a Grécia e Israel. Dada a repressão brutal de Israel contra os palestinos, Tsipras advertiu que "não podemos ficar inativos, porque o que está acontecendo hoje no outro lado do Mediterrâneo pode acontecer amanhã em nossas costas". Sete meses após, os alarmes são silenciados: Panos Kammenos, ministro da Defesa do Governo de Tsipras, fez uma visita oficial a Tel Aviv e assinou com o ministro da Defesa de Israel, Moshe Ya'alon, um importante acordo militar. Com esta decisão Kammenos, fundador do novo partido de direita Anel, escolheu o momento preciso em que a Grécia foi tomada pelo problema da dívida. O "acordo sobre o estatuto das forças", informa o Ministério da Defesa grego, estabelece o quadro jurídico para "militares de cada um dos dois países circularem e residirem no outro, a fim de participar nos exercícios e atividades cooperativas ".

Israel acaba de assinar um acordo semelhante com os Estados Unidos. Na agenda de negociações relativas inclui também "a cooperação na indústria militar" e "segurança marítima", especialmente campos de gás "off shore" para Israel, Grécia e Chipre considerando sua propriedade como "zona econômica exclusiva", rejeitando alegações da Turquia.

Na mesa de negociações também incluiem "questões de segurança" no Oriente Médio e África do Norte,  denunciando o Irã como um "gerador de terrorismo, cuja ambição hegemônica prejudica a estabilidade de outros Estados". Kammenos disse que "Grécia também está ao alcance de mísseis iranianos, que poderiam terminar com os Estados da região". Decidiu-se, portanto, entre em contato com o comando das forças armadas israelenses, a fim de estabelecer uma coordenação mais estreita com o grego. Ao mesmo tempo, o chefe da Marinha militar helena, Vice-Almirante Evangelos Apostolakis, também com o seu homólogo israelita, um acordo de Cooperação assinado não muito explícita sobre "serviços hidrográficos".

O pacto militar com Israel, em nome do governo de Tsipras, não é apenas um sucesso pessoal de Kammenos. Parte da estratégia de EUA / OTAN, em sua ofensiva para o leste e sul, olhando mais de perto com a Grécia integrando não só a Aliança, mas também na coalizão mais ampla de países de Israel, Arábia Saudita, Ucrânia e outros.

Secretário-Geral Stotenberg afirmou que o "pacote de resgate" para a Grécia da UE é "importante para todos da OTAN" e que a Grécia é um "parceiro forte, que investe mais de 2% no campo de defesa" (semelhante aos níveis da Europa, apenas pela Grã-Bretanha e Estônia). Para a OTAN é a base naval especialmente importante em Suda Bay em Creta permanentemente utilizados nos últimos anos pelos EUA e outros aliados durante a guerra com a Líbia e as operações militares na Síria. Agora, graças ao pacto com a Grécia e Israel, são utilizáveis ​​para especialmente na função anti-Irã.

Neste quadro estratégico de contrastes entre a Grécia e Israel por um lado e, por outro, a Turquia aprofunda. Na Turquia, a OTAN mantém outras 20 bases e comando das forças terrestres em nome da "luta contra o Estado Islâmico" bombardeando curdos (lutadores anti-EI real) PKK e com os EUA e os "rebeldes" se preparando para ocupar a margem norte do território sírio. Escondendo-se atrás do artigo 4.º do Pacto do Atlântico, em termos de ser uma ameaça para a sua segurança e integridade territorial.

FONTE
http://www.globalresearch.ca/el-pacto-militar-entre-grecia-e-israel/5465929

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...