quarta-feira, 15 de julho de 2015

11 MORTOS EM 24HRS NO LESTE DA UCRÂNIA!

Onze pessoas morreram nas últimas 24 horas no leste separatista da Ucrânia onde a violência tem aumentado na véspera de um voto sobre uma reforma constitucional para apaziguar o conflito.

Kiev citou a morte de oito soldados e de 16 outros feridos, um número recorde nas últimas cinco semanas. As autoridades rebeldes anunciaram por sua vez a morte de dois combatentes e de um civil, segundo a agência separatista DAN.

O Conselho ucraniano de Segurança e Defesa acusou em um comunicado os separatistas de uso de artilharia de 152 milímetros, proibida pelos acordos de paz de fevereiro.

Os disparos contra o exército ucraniano nas últimas 24 horas são "um dos mais intensos desde a assinatura dos acordos de Minsk", indicou o órgão, estimando que os separatistas tentam "arruinar os acordos Minsk e retomar as hostilidades".

A retomada da violência ocorre na véspera de um voto no Parlamento ucraniano sobre um projeto de reforma constitucional visando dar mais autonomia às regiões do leste separatista.

O Ocidente considera esta reforma como um passo para uma solução ao conflito, que fez mais de 6.500 mortes desde abril de 2014, segundo a ONU.

Mas muitos na Ucrânia veem uma tentativa de paralisar o conflito.

Neste contexto, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande telefonaram terça-feira à noite ao presidente do Parlamento ucraniano, Volodymyr Groisman, para discutir o assunto.

Os dois líderes "elogiaram a reforma constitucional baseada na descentralização" e pediram para que as autoridades ucranianas "considerem as particularidades" dos territórios controlados pelos rebeldes ", como previsto nos acordos de Minsk, indicou nesta quarta-feira a embaixada da Alemanha na Ucrânia.

A vice-secretária de Estado americano, Victoria Nuland, chegou a Kiev nesta quarta para abordar a questão em uma reunião com o presidente do Parlamento.

Ela "ressaltou a importância da votação de amanhã", segundo informou à AFP uma fonte parlamentar.

O projeto de reforma concede mais poderes para o conselho de representantes regionais e locais, mas, ao contrário das expectativas dos rebeldes, não confirma definitivamente o estatuto semi-autônomo dos territórios sob seu controle. De acordo com o projeto de reforma, este estatuto deve ser determinado por uma outra lei e por apenas três anos.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...