sexta-feira, 17 de julho de 2015

ATAQUE DO BOKO HARAM NO CHADE FRACASSA! 19 COMBATENTES MORTOS!

Um soldado chadiano e 19 islamistas foram mortos num ataque do grupo extremista Boko Haram a um posto do exército nas margens do lago Chade.

"Cerca das 05.00 horas (hora de Portugal continental), elementos do Boko Haram atacaram o posto de Konguia", localidade ribeirinha do lago, referiu fonte da segurança chadiana citada pela agência noticiosa AFP. "Em resposta, o exército chadiano matou 19 Boko Haram, perdeu um soldado e perseguiu os elementos do Boko Haram que fugiram para atravessar a fronteira da Nigéria".

O mesmo responsável acrescentou que a guarnição de Konguia tem cerca de 300 soldados.

O presidente chadiano Idriss Déby Itno envolveu o seu exército na primeira linha do combate aos islamitas nigerianos do Boko Haram, que têm multiplicado os ataques e atentados no nordeste da Nigéria, o seu bastião histórico, e promovido incursões nos vizinhos Chade, Camarões e Níger.

"Nunca recuaremos perante o Boko Haram; um dia o Boko Haram acabará por desaparecer por si próprio", assegurou o chefe de Estado numa primeira reação ao atentado-suicida que provocou 15 mortos em 11 julho no mercado central de N'Djamena, numa mensagem por ocasião das festividades que assinalam o fim do mês de jejum do Ramadã.

O Governo proibiu em todo o território do país o uso do véu islâmico integral, regularmente utilizado pelo Boko Haram para dissimular os explosivos nos atentados suicidas.

Os Camarões também proibiram o véu integral na região do extremo norte, fronteiriça dos bastiões nigerianos dos islamistas e do Chade.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...