sexta-feira, 31 de julho de 2015

APESAR DO ACORDO COM IRÃ, AMEAÇA NUCLEAR MUNDIAL É MAIOR DE TODOS OS TEMPOS!

Apesar de o acordo histórico alcançado com o Irã em 14 de julho , a idéia de um mundo sem armas atômicas continua a ser um sonho, mesmo 25 anos após o fim da Guerra Fria. Há 4.100 ogivas nucleares no planeta, e 1.800 deles estão com os americanos ou com russos em estado de alerta, de acordo com especialistas da Federação de Cientistas Americanos (FAS)

Não, na verdade, o negócio iraniana não chegou perto de eliminar os riscos de proliferação. De fato, a Coréia do Norte anunciou na esteira do acordo que, por sua vez,"não está interessada em um congelamento unilateral ou o abandono de seu programa nuclear."

O uso da bomba tornou-se irrelevante na última década à medida que novas ameaças surgiram (terrorismo e ciber-terrorismo , em particular) e os riscos de fronteira como existenciais para a Europa desaparecer. Durante a década de 1990, os Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido decidiu cortar seus arsenais nucleares. China foi o único país com armas nucleares que não seguiu o exemplo. Ásia, de fato, tornou-se um continente nuclear. Aqueles que acreditavam que o acordo nuclear com o Irã pararia a proliferação, estavam errados.

Ásia confia muito em armas nucleares apesar de não ter qualquer tratado, ou medidas de confiança, ou a organização de cooperação militar regional. De acordo com um especialista francês, François Mitterrand crença de que "os pacifistas estão no Ocidente e os mísseis estão no Oriente" é mais preciso do que nunca.

As armas nucleares tornaram-se uma maneira de contestar a ordem estabelecida. "A percepção de que os Estados Unidos estão menos dispostos a interferir nos assuntos mundiais e da enorme vantagem que eles têm em termos de capacidades clássicos se combinam para incentivar estratégias de desestabilização nuclear", diz Corentin Brustlein do Instituto Francês de Relações Internacionais.

O Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares de 1994 assinado com a Coreia do Norte só durou nove anos, após o qual o regime relançou o seu programa nuclear. Pyongyang está agora começando a aprender a usar um novo arsenal, que os peritos tenham concluído estar operacional. Durante o mesmo período, dois países desenvolveram novas maneiras de usar armas atômicas: Paquistão , através do desenvolvimento de mísseis nucleares de curto alcance para impedir qualquer potencial ofensivo indiana; e China, que tem colocado a energia nuclear no centro da sua modernização do exército apesar da doutrina defensiva do país.

Nenhuma das 250 ogivas nucleares chinesas está totalmente implantado, de acordo com o FAS. Mas elas estarão em breve, embora Pequim gosta de ser ambígua sobre isso. Japão e Coreia do Sul se sentem ameaçados. Os Estados Unidos iniciaram negociações estratégicas com estes dois aliados em 2010.

Rússia não mudou sua doutrina desde a implementação das restrições de armas nucleares em 2010. Mas a afirmação do poder russo no Ocidente (na Ucrânia), no Norte (no Ártico) e no Oriente (China) agita o status de tensão. "A guerra ainda é possível na Europa", disse o presidente francês François Hollande durante um discurso no início deste ano. 

ARSENAIS DA PRÓXIMA GERAÇÃO

O presidente russo, Vladimir Putin desenvolveu uma retórica intimidante a respeito dessas questões. Embora os EUA tenham sido conservadores no poder, com a sua supremacia tecnológica de armas convencionais, Putin tem ampliado o uso de suas armas táticas . No início de 2015, a OTAN teve de considerar uma redução potencial na área de uso da bomba depois da Rússia dispararam um míssil de alcance intermediário (500 a 5500 milhas), que os EUA consideram uma violação do tratado.

"A redução do arsenal russo estratégico que ocorreu nas últimas duas décadas chega ao fim, como há agora 500 lançadores e 2.400 de ogivas no mundo", aponta o Boletim dos Cientistas Atômicos. "A fim de permanecer abaixo dos limites de 1.550 ogivas após 2018 fixados pelo comitê da New Start, a Rússia terá que reduzir o seu número de ogivas carregadas em alguns de seus mísseis."

Mas o tempo de desarmamento não chegou. A Arma Nuclear Unidos (NWS) estão preparando a próxima geração de seus arsenais nucleares. Eles estão tentando melhorar o alcance de suas armas, bem como a sua precisão, e as capacidades de penetração de sistemas balísticos. Em 2012, Putin anunciou que o exército iria adquirir 400 novos mísseis balísticos intercontinentais em 2020. Os Estados Unidos lançou um plano de 320 bilhões até 2025. Para a França, a modernização poderia custar o dobro do que o país gasta atualmente em seu arsenal.

FONTE
http://www.worldcrunch.com/opinion-analysis/iran-deal-or-not-world-nuclear-threat-is-worse-than-ever/missiles-nuclear-power-war-russia-warheads/c7s19343/#.VbuBx_NVikp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...