quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONFRONTOS ENTRE TRIBOS RIVAIS DEIXAM 40 MORTOS NA LÍBIA!

Ao menos 40 pessoas morreram em confrontos entre tribos rivais no sudeste da Líbia há uma semana, informou uma autoridade local. A Líbia afundou na anarquia depois da queda do regime de Muanmar Kadhafi, em 2011, e as milícias impõem sua lei.

"Pelo menos 40 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas, em sua maioria homens armados, em confrontos entre a tribo dos tobus e a dos tuaregues", afirmou este responsável contactado pela AFP em Sebha, 750 km ao sul de Trípoli.

O governo líbio reconhecido pela comunidade internacional exortou, em um comunicado, as duas tribos a "deter os combates e a solucionar suas divergências através do diálogo". Lamentou a violência recorrente nestas regiões, que ocorre, segundo ele, devido "às lutas pelo poder político e econômico".

Esta onda de violência provocou o êxodo de centenas de famílias, informou o responsável de Sebha.

A Líbia afundou na anarquia depois da queda do regime de Muanmar Kadhafi, em 2011, e as milícias impõem sua lei.

Uma coalizão de milícias, sobretudo islamitas, chamada Fajr Libia, se apoderou em 2014 de Trípoli, o que obrigou o governo reconhecido pela comunidade internacional e o parlamento a se exilar no leste do país.

E em Trípoli se autoproclamou um governo rival, amparado pela Fajr Libia.

Os tobus vivem entre Líbia, Chade e Níger e desde fevereiro enfrentam as tribos locais do sul do país, sobretudo em Kufra e Sebha.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...