quarta-feira, 22 de julho de 2015

PRÍNCIPE SAUDITA AMEAÇA "AÇÃO MILITAR SEM APOIO DOS EUA" CONTRA O IRÃ!

Na primeira crítica pública do negócio P5 + Irã por um membro da família real saudita, o príncipe Bandar bin Sultan disse ao Daily Star do Líbano  que o negócio permitiria que o Irã adquirisse uma bomba nuclear e iria "causar estragos na região". O príncipe também disse ao Daily Star,  "a Arábia Saudita e os poderes do Golfo estão preparados para tomar uma ação militar sem o apoio americano após o acordo nuclear do Irã"

Irã e Arábia Saudita são os dois principais atores da divisão sunita / Shiita e estão competindo pela liderança do mundo muçulmano. O islamismo sunita da monarquia saudita teme que os muçulmanos xiitas iranianos empregarão terroristas em uma tentativa de derrubar a monarquia e a Casa de Saud no poder. 

O príncipe Bandar era o embaixador saudita em Washington por 20 anos antes de voltar para casa para executar o serviço de inteligência do país entre 2005-2014. Enquanto ele não é  mais uma parte do anel interno de tomada de decisão da Arábia Saudita, o príncipe ainda é um membro muito conectado na família governante. O príncipe não realizaria entrevistas sem a permissão das mais altas autoridades; provavelmente ele foi convidado a colocar-se lá fora por seu tio, o Rei Salman.

O príncipe também disse que potências regionais perderam a fé na América:

"As pessoas da minha região agora estão contando com a vontade de Deus, e consolidar as suas capacidades e análise de locais com todos os outros, exceto o nosso aliado mais antigo e mais poderoso"

O príncipe foi menos educado em um editorial que escreveu para o site de notícias árabe baseado em Londres, o Elaph . Ele comparou o acordo nuclear Irã feita por Obama com o negócio nuclear norte-coreano que Bill Clinton fez. Bandar sugeriu que ambos eram ruins mas Clinton fez um mau negócio com a melhor das intenções pensando que era um bom negócio. Obama, por outro lado sabia que estava fazendo um péssimo negócio e fez isso de qualquer maneira. 

Em sua coletiva de imprensa no início desta semana, o presidente Obama parecia indicar as únicas oposições ao P5 + 1 que veio dos republicanos no Congresso, do Premier israelense Benjamin Netanyahu, e o embaixador israelense Ron Dermer. O presidente não estava sendo sincero. Não só existe a oposição dos democratas do Congresso, mas um dos principais críticos é o senador Bob Menendez - um democrata de Nova Jersey. Em Israel, com a possível exceção dos partidos árabes, todos os partidos políticos do Knesset se pronunciaram contra o acordo. E com base no príncipe Bandar bin Sultan, agora sabemos que um outro dos principais aliados dos Estados Unidos, Arábia Saudita, acredita que o P5 + 1 foi um erro.

FONTE
http://www.mrctv.org/blog/saudi-prince-even-after-deal-military-action-against-iran-still-table-or-without-us#.1swipf:UW0h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...