sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TENSÃO AZERBAIJÃO X ARMÊNIA: GRAVES CONFLITOS NA FRONTEIRA!

Conflito retorna para o front Azerbaijão - Armênia, tensões se elevam novamente!

Azerbaijão disse nesta sexta-feira que oito soldados foram mortos em três dias de confrontos com o arqui-inimigo Armênia na fronteira e perto da região de Nagorno Karabakh disputado com tensões no longo conflito.

Mediadores internacionais, que têm por anos tentado ajudar os dois países a alcançar um grande avanço, expressaram preocupação com a violência, com os Estados Unidos renovando um apelo para os presidentes de ambos os países para se encontrarem para conversações.

Ministério da Defesa do Azerbaijão disse que as tropas armênias elevaram suas atividades nos últimos dias e atacaram posições azeris.

"Os grupos de reconhecimento e sabotagem das forças armadas armênias tentaram romper a linha de contato entre as tropas ao longo de toda a linha de frente", disse o ministério, acrescentando que as tropas armênias foram repelidas.

"Com o resultado de confrontos nos últimos três dias, oito soldados azeris morreram", disse.

Os últimos confrontos, entanto, representam um aumento das tensões entre os dois países, com um proeminente especialista militar Azeri dizendo que Baku (capital de Azerbaijão) não sofreu tais perdas em uma única sessão de hostilidades desde 1994.

Azerbaijão disse que Armênia também sofreu perdas, embora não forneceram mais detalhes.

Na Armênia, um funcionário do Ministério da Defesa de alta patente apresentou uma versão diferente dos acontecimentos.

Falando à AFP, afirmou que "grupos de sabotagem" do Azerbaijão tentaram invadir a Armênia e que os azeris haviam perdido 14 soldados nos últimos ataques.

"Grupos subversivos do Azerbaijão foram emboscados", disse o oficial. "Como resultado, eles têm 14 mortos e muitos feridos. Não há vítimas ou feridos do lado armênio."

Autoridades em Nagorno Karabakh, por sua vez disseram que dois soldados armênios morreram em um ataque das forças do Azerbaijão na quinta-feira.

Separatistas armênios lutaram no Nagorno Karabakh do Azerbaijão em uma guerra de 1990, que matou 30 mil pessoas.

Apesar de anos de negociações desde 1994 com um cessar-fogo, os dois lados ainda têm de assinar um acordo de paz.

- Não há solução militar -

Autoridades dos EUA disseram que Washington estava preocupado com a escalada da violência, chamando "nas laterais para tomar medidas imediatas para reduzir as tensões e respeitar o cessar-fogo."

"Não pode haver solução militar para o conflito. Retaliação e mais violência só vai tornar mais difícil para trazer uma solução pacífica", disse o vice-porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf em um comunicado.

Ela acrescentou que autoridades dos EUA "estão prontos para ajudar os esforços para alcançar uma solução duradoura".

Azerbaijão ameaçou retomar a região disputada pela força, se as negociações não produzir resultados, enquanto a Armênia prometeu retaliar contra qualquer ação militar.

Uzeir Dzhafarov, um especialista militar proeminente no Azerbaijão, disse que os confrontos recentemente se intensificaram entre os dois lados.

"O Azerbaijão não teve essas perdas desde março de 1994", disse à AFP.

Um analista de segurança na Armênia, Stepan Safaryan, por sua vez destacou que os confrontos veio quando mediadores internacionais tentaram organizar uma reunião entre os líderes da Armênia e do Azerbaijão.

"Através de uma tal escalada, Azerbaijão está chantageando a comunidade internacional e o lado armênio antes da reunião", disse à AFP.

As negociações de paz Karabakh são mediados pelo chamado Grupo de Minsk da OSCE, que é co-presidido pela França, Rússia e Estados Unidos.


Vídeo filmado meses atrás sobre suposto combate de artilharias entre Armênia e Azerbaijão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...