quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ORIENTE MÉDIO EM CHAMAS! LÍBANO EM GUERRA CONTRA ESTADO ISLÂMICO!

Guerra total do Oriente Médio envolve mais um país oficialmente: Líbano em Guerra contra o Estado Islâmico, Arábia oferece 1 Bilhão para o Exército Líbano!


O primeiro-ministro do Líbano, Tamam Salam, afirmou nesta segunda-feira que o governo libanês mobilizou todas suas forças para enfrentar grupos jihadistas no nordeste do país, onde morreram pelo menos 14 militares desde no sábado.

"O governo decidiu colocar todos seus serviços e instituições em estado de alerta para defender a segurança do Líbano", disse Salam à imprensa ao término de uma reunião do gabinete.

O Exército libanês e militantes islâmicos entraram em confronto nesta quarta-feira (6) apesar do cessar-fogo de 24 horas acertado para encerrar cinco dias de conflitos que deixaram dezenas de mortas, no mais recente alastramento para território libanês da guerra civil na vizinha Síria.

O rei saudita Abdullah concedeu US$ 1 bilhão para ajudar o Exército libanês a aumentar a segurança, num momento em que os militares enfrentam militantes que tomaram controle da cidade de Arsal, na fronteira com a Síria, relatou a agência estatal de notícias SPA.

Pelo menos 17 soldados foram mortos e 22 estão desaparecidos por conta da violência dentro e nos arredores de Arsal. Relatos preliminares de dentro da cidade sugerem que dezenas de pessoas foram mortas lá.

Tropas libanesas em avanço encontraram os corpos de 50 combatentes nesta segunda-feira, disseram fontes de segurança, ao passo que fontes na cidade relataram muitas mortes entre a população civil. 

O prefeito de Arsal, Ali Hujeiri, disse por telefone que os rebeldes estavam nos arredores da cidade. “Houve cessar-fogo, mas não está sendo implementado”, disse ele, acrescentando que parecia haver mais militantes na área. 

Esta foi a primeira grande incursão do Líbano contra militantes extremistas sunitas - líderes da violência entre sunitas e xiitas por todo o Levante. A invasão ameaça a estabilidade do Líbano ao inflamar as tensões sectárias no país. 

Embora autoridades libanesas tenham tentado se distanciar do conflito na Síria, o movimento xiita mais poderoso do país, o Hezbollah, tem enviado combatentes para ajudar o presidente sírio, Bashar al-Assad, que é alauíta. Assad, como o Hezbollah, é apoiado pelo Irã, uma potência xiita. 

O Exército libanês, que combate há quatro dias os jihadistas perto da fronteira com a Síria, cobrou nesta terça-feira o fornecimento de armas francesas para o Líbano como parte de um acordo que conta com o financiamento saudita.

A França declarou nesta terça-feira estar disposta a "responder rapidamente às necessidades do Líbano".

"Estamos em estreito contato com os nossos parceiros para responder rapidamente às necessidades do Líbano", indicou um porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Vincent Floreani. "A França está plenamente empenhada em apoiar o exército libanês", garantiu.

Dez pessoas morreram nesta quarta-feira (6) à tarde em um ataque que teria sido cometido por membros do grupo islâmico nigeriano Boko Haram, em uma cidade fronteiriça no extremo-norte de Camarões, informou uma autoridade regional, de acordo com a agência France Presse.

Dezoito sudaneses morreram por um disparo de foguete nos arredores de Trípoli, capital líbia, onde milícias rivais se enfrentam há várias semanas, informou a agência oficial sudanesa Suna nesta quarta-feira.s morrem em queda de foguete em Trípoli


Pelo menos 16 pessoas incluindo duas crianças foram mortas na madrugada desta quarta-feira em vários bairros da capital da Síria, Damasco, revelou uma organização não-governamental. 

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos acrescentou que outras 79 pessoas ficaram feridas em bombardeamentos por um grupo rebelde islamita.

4 comentários:

  1. É a cada dia um ponto de inflamação explode no Medien Orient . Tá tenso . Abraços Yusuke. Do Daniel. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Daniel!

      Pois é, as coisas andam muito tensas ultimamente, vamos acompanhar!

      Abraços!

      Excluir
  2. Do Jeito que vai daqui a pouco o mundo todo vai esta em Guerra que Deus ajude agente porque a coisa ta feia....

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...