domingo, 3 de agosto de 2014

GUERRA ISRAEL X GAZA - 27º DIA - ATUALIZAÇÕES DO DIA!

27º Dia da guerra Israel x Gaza, sem perspectivas de fim

23:33 - IDF diz ter encontrado dezenas de granadas em um túnel, que seria utilizado pelo Hamas para um ataque em massa contra os israelenses
O exército de Israel anunciou um cessar-fogo de 7 horas nos ataques na maior parte da Faixa de Gaza, na madrugada de segunda-feira (4) (noite de domingo no Brasil).
O objetivo da trégua, que será dada entre 10h e 17h da segunda (4h às 11h de Brasília), é facilitar a entrada de ajuda humanitária e deixar que palestinos retornem às suas casas. A ação não vale para a região de Rafah, no sul de Gaza, onde o exército israelense vai continuar operando.

Se Israel está a mudar a agulha da guerra em Gaza, como parecia indiciar a retirada de parte das suas tropas terrestres, o dia de domingo esteve muito longe de se traduzir em mudanças para quem sofre os efeitos do conflito: novos bombardeamentos causaram dezenas de mortos palestinianos. O caso mais chocante foi um ataque aéreo a uma escola das Nações Unidas, o terceiro em dez dias.
O número de mortos desde que a atual operação militar começou, a 8 de Julho, subiu para pelo menos 1766 palestinianos - 1772 segundo a Reuters – e mais de 9300 feridos. Israel perdeu 64 soldados e três civis e tem mais de 400 feridos.

Pelo menos 10 pessoas morreram neste domingo em um ataque israelense contra uma escola da ONU em Rafah, sul da Faixa de Gaza, pouco depois de Israel anunciar uma retirada parcial de tropas do território palestino. Além do ataque contra a escola, os bombardeios israelenses mataram outras 40 pessoas, em sua maioria na cidade de Rafah.

O Exército israelense criou hoje (3) uma equipe para reunir informações e provas sobre a ofensiva que mantém contra o grupo islâmico Hamas, na Faixa de Gaza, para evitar eventuais acusações de crimes de guerra. Segundo o jornal diário Haaretz, a equipe é liderada pelo chefe do gabinete de Planejamento do Exército, Nimrod Sheffer.

Horas após Israel disparar um míssil na entrada de um abrigo da ONU em Gaza e matar ao menos 10 pessoas, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, declarou que o ataque era "um ato criminoso e moralmente ultrajante".
"Foi uma grave violação das leis internacionais", disse Ban.
A porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, disse que os Estados Unidos estavam chocados por conta do ataque "vergonhoso" deste domingo.

Uma manifestação em apoio a Israel reuniu 2 mil pessoas no fim da manhã de hoje (3), na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, segundo a Polícia Militar. O protesto foi convocado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), que estima até 2,5 mil pessoas na passeata.

FONTE: FOLHA - Túneis do Hamas para Israel formam 'segunda faixa de Gaza'

Comandante do Hamas agradeceu a atitude de países como Brasil. Chile e Peru de chamar seus respectivos embaixadores em Israel para consulta
O número dois do movimento palestino Hamas, Moussa Abu Marzuq, agradeceu neste domingo o chamado de Brasil, Chile, Equador, Peru e El Salvador de consultas da seus respectivos embaixadores em Israel diante da ofensiva contra Gaza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...