quinta-feira, 7 de agosto de 2014

GUERRA ISRAEL X GAZA - 31º DIA - 3º DIA DE TRÉGUA!

Indefinição para a continuação do cessa-fogo continua. Ataques podem retornar nesta sexta!

O braço armado do Hamas pediu nesta quinta-feira (7) que os negociadores palestinos, que estão no Cairo para tentar chegar a um acordo sobre um cessar-fogo definitivo na Faixa de Gaza, não estendam a trégua que está em vigor na região se suas demandas não sejam atendidas.

O grupo disse que está pronto para se envolver em uma longa guerra caso o acordo de cessar-fogo não inclua seus pedidos, em particular, a abertura do porto de Gaza.

Nesta quinta, os mediadores egípcios trabalhavam contra o relógio para conseguir estender a trégua na Faixa de Gaza entre Israel e palestinos. As negociações são feitas de maneira indireta, já que os dois lados se recusam a reunir-se face a face.

Israel tem demonstrado interesse em concordar com um prolongamento do cessar-fogo, e os mediadores egípcios buscam negociar uma trégua duradoura para a guerra que devastou o enclave controlado pelo Hamas, enquanto os palestinos colocam como condição a interrupção do bloqueio egípcio-israelense e a libertação de prisioneiro detidos por Israel.

Os mediadores buscam estabilizar e estender a atual trégua com um acordo dos dois lados, além de abrir negociações em direção a um acordo permanente de cessar-fogo.

Uma autoridade israelense disse na quarta-feira à noite que Israel "expressou sua disposição para estender a trégua sob os termos atuais" para além de sexta-feira de manhã, quando expira o cessar-fogo de três dias iniciado na terça-feira, respeitado até o momento.

Mas o líder do Hamas baseado no Cairo, Moussa Abu Marzouk, disse: "Se havia uma oportunidade de paz, foi perdida junto com os corpos de nossas crianças e os escombros de nossas casas".

Israel prometeu nesta quinta-feira (07/08) que irá revidar eventuais ataques vindos da Faixa de Gaza após o término do cessar-fogo de 72 horas que vigora na região há dois dias. Enquanto isso, as chances de um prolongamento da trégua, que expira nesta sexta-feira, permanecem indefinidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...