quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Arriscará a Rússia invadir a Ucrânia?

Rússia pronta para invadir a Ucrânia?

 - Nesta quinta, post imperdível com mais notícias de bastidores sobre a hipotética Terceira Guerra Mundial!

O que até há alguns dias era uma hipótese meramente acadêmica, a invasão da Ucrânia pela Rússia, começa a tomar contornos de possibilidade. 

O exército russo tem vindo a tomar posições ao longo da fronteira ucraniana, ao longo de meia centena de quilômetros, e esses movimentos são interpretados pela Polônia e pela OTAN como a preparação de uma invasão. 

Se no caso da Crimeia foi brandido o pretexto da insegurança da população russófila face ao novo poder de Kiev, consumando-se, por via de um referendo local, uma anexação que foi festejada em Sebastopol (há um curioso paralelo, ressalvando-se as distâncias, com o caso dos Sudetas na II Guerra Mundial, quando o III Reich de Hitler ocupou e anexou aquele território da Checoslováquia, a pretexto de defender a população germânica aí residente), já no caso do Leste da Ucrânia essa intervenção não é de modo algum pacífica. 

Desenrola-se ali uma batalha, sobretudo nas cidades de Donetsk e Lugansk, entre o exército ucraniano e combatentes separatistas pró-russos. É uma guerra civil que, a eternizar-se, porá em risco a sobrevivência da Ucrânia como país. 

Daí que o poder de Kiev, já legitimado por eleições, esteja a fazer tudo para vencer os rebeldes e reassumir o controlo das cidades ocupadas. 

Se neste conflito, interno, a Rússia ousar intervir militarmente, estaremos perante o início de uma guerra perigosa e indesejável. Primeiro entre a Rússia e a Ucrânia, depois entre os países que tomarem partido por cada um dos lados. 

Tal cenário, num momento em que se comemoram os 100 anos da I Guerra Mundial, devia pôr o mundo em alerta. Em 1914, ano em que rebentou a guerra, Teófilo Braga escreveu estas palavras idílicas: “O século XX não será devastado por outros mais aperfeiçoados Hunos e Tártaros; os nacionalismos egoístas serão subjugados pela consciência da solidariedade humana.” Enganou-se tragicamente, como se viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...