quarta-feira, 13 de agosto de 2014

GUERRA DO IRAQUE: ATUALIZAÇÕES DO DIA!

Atualizações da Guerra do Iraque

FONTE: A TARDE - Drone dos EUA destrói caminhão do Estado Islâmico
Autoridades do Exército norte-americano informaram nesta quarta-feira que um aeronave não tripulada destruiu um caminhão cheio de armamentos dirigido por militantes do Estado Islâmico nas proximidades da cidade de Sinjar, no norte do Iraque.

Pelo twitter, imagens do caça recém entregue a Força Aérea do Iraque, Su-25, lançando ataques contra Estado Islâmico


O presidente François Hollande anunciou nesta quarta-fera (13/08) que a França, em coordenação com o governo em Bagdá, vai enviar armas para as forças curdas que lutam contra os radicais do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque.

"Deve manter-se a mobilização em favor do Curdistão e em benefício de todo Iraque. A coordenação da ajuda internacional é essencial", disse Hollande em comunicado. O envio, segundo ele, seria realizado ainda nesta quarta-feira.


Um dia após a recusa categórica em fornecer armas para os curdos que lutam contra os jihadistas do "Estado Islâmico" no norte do Iraque, o governo alemão recuou. O Ministério da Defesa, em coordenação com o Ministério do Exterior, admitiu que estuda a possibilidade de uma cooperação com o Exército iraquiano e com os curdos, através do fornecimento de material militar não letal.

O anúncio surpreendente foi feito pela ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira (12/08), e acendeu na Alemanha uma discussão interna entre políticos e especialistas – uns salientam os malefícios de novas armas no Iraque e outros defendem o armamento militar para proteger a existência de minorias na região.

Uma legisladora iraquiana, que ajudou a chamar a atenção para a situação dos membros sitiados de sua comunidade yazidi, e uma jornalista do  "New York Times" ficaram feridas nesta terça-feira (12) na queda de um helicóptero que entregava ajuda, informaram autoridades. O piloto morreu quando o helicóptero, sobrecarregado com os yazidis resgatados, caiu durante a decolagem no Monte Sinjar, declararam dois integrantes do exército.

A administração do presidente Barack Obama enviou cerca de 130 assessores militares adicionais ao Iraque, afirmou Chuck Hagel, secretário de Defesa dos Estados Unidos nesta terça-feira (12), informa a agência Reuters.
"Recomendei ao presidente e o presidente me autorizou a seguir adiante e enviar cerca de 130 novos membros da equipe de avaliação ao norte do Iraque na região de Erbil para ter um olhar mais próximo e fazer uma avaliação mais profunda de onde podemos seguir ajudando", disse Hagel.

O presidente americano estuda opções para enviar ajuda humanitária para o Iraque, mas negou nesta quarta-feira (13) o envio de tropas para o país, informou a agência de notícias Reuters.
Ben Rhodes, vice-assessor de segurança nacional, disse em uma entrevista coletiva que o país considera a possibilidade de implantar um corredor de segurança para resgatar os iraquianos perseguidos pelo grupo radical Estado Islâmico (EI) e que está em negociações com a França e a Austrália para fornecer ajuda humanitária ao Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...