quarta-feira, 16 de julho de 2014

Rússia vai reativar base militar da ex-URSS em Cuba

Base era usada durante a Guerra Fria para espionar os EUA.
Abertura ocorre em momento de interesse de Moscou pela América Latina.

A Rússia acertou provisoriamente a reabertura de uma base em Cuba que, durante a Guerra Fria, era utilizada para espionar os Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (16) um jornal russo após a visita do presidente Vladimir Putin à ilha na semana passada.

O jornal "Kommersant" informou que a Rússia e as autoridades de Cuba concordaram em reabrir a base de Lourdes, fechada desde 2001 por ordem do próprio Putin, que pretendia economizar gastos e também pela aproximação com os Estados Unidos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Mas agora Moscou volta a mostrar interesse pela América Latina e principalmente por Cuba, seu aliado histórico.

A base foi criada em 1964 depois da crise dos mísseis de Cuba para espionar os Estados Unidos e foi a maior do tipo pertencente à ex-União Soviética fora de suas fronteiras, com quase 3.000 funcionários.

Era utilizada para escutar sinais de rádio, incluindo de barcos e submarinos, as comunicações por satélite.

O ministério da Defesa russo e altos dirigentes militares não quiseram comentar a informação.

2 comentários:

  1. Não é um momento e interesse da Russia pela America Latina, mas sim, uma necessidade premente da Russia se resguardar contra as estripulias da Europa e dos EUA contra a Russia, como no caso da Ucrânia.
    Quando da extinção da UNIÃO SOVIÉTICA, FICOU ACERTADO ENTRE OS DIRIGENTES RUSSOS e
    Ocidentais, que todos os países da Europa Oriental, seria libertada do jugo Russo inclusive a Ucrânia,
    Georgia, Moldávia e outros, mas valendo também a não aproximação das fronteiras Russas por parte dos Ocidentais e Americanos, acabou-se com o pacto de Varsóvia, que foi muito tempo também extinta, mas a OTAN ficou.
    Nas negociações dai pra frente, os EUA e a Europa, não respeitaram o que assinaram com os Russos, por puro instinto de medo por parte dos países Europeus Orientais que eram dominados pela UNIÃO SOVIÉTICA, FOI CRIADA A RUSSIA DEMOCRÁTICA QUE ESTAVA SEGUINDO FIELMENTE SUA DEMOCRATIZAÇÃO, QUANDO VEIO A EXPLOSÃO DA UCRÂNIA, se rebelando querendo fazer parte da Europa.
    O que os Europeus e Americanos fizeram?
    Incentivaram a desordem na capital Ucraniana, e com isso a Russia, que tinha uma base naval na Crimeia e no mar negro alugada até 2017, renovável se não me engano até 2042, se viram em perigo premente a perder em 2017 a Base Naval do mar negro e com isso o que aconteceria?
    O que os Europeus e Americanos queriam e querem, é transformar a Ucrânia em um país aliado dos mesmos, para futuramente se a Russia não tivesse tomado a Crimeia, provavelmente seria expulsa de lá, e com isso, na marra os EUA e a Europa, ocupariam com toda a certeza a base naval que hoje a Russia ocupa, e com isso chegariam mais perto da fronteira Russa, inviabilizando e imobilizando totalmente os sistemas de defesas aéreas, navais e marítimas contando também com os sistemas de misseis nucleares, que seriam abatidos facilmente pelo sistema americano.

    Foi por isso somente que a Russia ocupou a Crimeia, e provavelmente vai ocupar a Ucrânia se não houver uma negociação séria.
    Para os Americanos meu amigo no mundo não serve duas potenciais militares, e é por isso essa luta aguerrida dos EUA para liquidar a Russia como nação, tornando-a pequena e sem ação nenhuma economicamente e militarmente.
    Uma coisa lhe falo, assisti a crise dos misseis em cuba em 1962, foi terrível, não desejo isso ao meu pior inimigo, acabou por um triz no último dia da crise.
    Agora faço uma pergunta, a Russia está errada?
    Respondo não, porque não foi ela que ocasionou a crise, era uma luta econômica que se transformou em uma guerra, e como os EUA e a Europa não tem como acabar com a mesma sem a permissão da Russia, partiram para a chantagem das sanções contra a mesma, na esperança de que a Russia se ajoelhe totalmente e assim meu amigo dominem o mundo sozinhos Europeus e Americanos, com suas democracias centenárias que estão nos levando a loucura, e queira Deus que esse conflito não apareça aqui pela América Central e do Sul.
    Precisamos sim de um contraponto que segure um pouco o ocidente para nosso próprio bem, somente assim teremos mais segurança no mundo.
    Veja que a Russia está solitária nessa luta contra Europa e EUA, mas lhe garanto com toda a certeza, eles não irão jamais entregar os pontos, e se isso acontecer, ai então com toda certeza lhe digo:
    OS RUSSOS PREFEREM A MORTE Á HUMILHAÇÃO, E COM ISSO VEREMOS MISSEIS NUCLEARES VOANDO DA RUSSIA PARA TUDO QUE É LADO DESSE MUNDO.
    Vamos dar a Cesar o que é de Cesar, concordam comigo?
    NÃO SOU COMUNISTA, NÃO SOU PETISTA, não tenho preferencia por nenhum partido, mas uma coisa sempre carreguei comigo que é?

    SER JUSTO, JUSTO E JUSTO.



    NA DEMOCRACIA SOMENTE VALE A RIQUEZA, e a pobreza? o que merecem?

    A MORTE, como estamos vendo lá para o Oriente Médio.

    CHEGA DE TANTA MALDADE E INJUSTIÇA, com quem não pode se defender como está acontecendo lá em GAZA.

    ONDE ANDAM OS PODEROSOS DO MUNDO?

    NOS PALACETES MEUS AMIGOS NOS PALACETES.

    CHEGA, VOU DORMIR.

    Aqui são exatamente, 00,34h

    ResponderExcluir
  2. a russia já tem o apoio da china e índia e com toda certeza do mundo coreia do norte talvez africa do sul e brasil venezuala e cuba isso tudo por causa dos brics o brasil precisa deixar de ser mediucre o brasil se ajuelha e beija os pés dos eua isso precisa mudar e se for preciso guerra vai ter guerra se for preciso morte vai ter morte e se for preciso que eu e milhões de brasileiros vao as ruas e tomar o palácio do governo eu vo não aguento mais o brasil tinha tudo para se tornar uma super potencia como frança Inglaterra mais não
    a américa do sul tinha que se unir em um so pais cheguevara estava certo eu desejo tudo q a de ruim a quem mandou e quem matou ele, so lutava por uma causa nobre ele ia conseguir mais uma dor de cabeça na minha opinião se a américa do sul se unisse devíamos nos fechar completamente como coreia do norte mas nos aliar a russia ate porque ele sempre no contataram como amigos agora eua nos contata como amigos nos espiona nos faz chantagem como por exemplo os caças suecos que o brasil comprou o brasil tem que se unir a russia sou pró-russia ate o fim morte aos estados unidos morte a Obama morte a washinton!!! ass:LK`SB de sorocba sp

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...