domingo, 20 de julho de 2014

Geórgia, Ucrânia e outros ex-soviéticos e iugoslavos adquirem status de aliados dos EUA

O Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei, segundo o qual a Ucrânia, Geórgia, Moldávia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Macedônia, Montenegro e Sérvia  podem obter o estatuto de aliados dos EUA sem a adesão à OTAN.

Canal de televisão moldávio TV7 informou que o projeto foi transferido para a comissão de perfil a ser preparado para adoção em sua leitura final.

O projeto de lei concede a estes países um estatuto de aliado sem adesão à OTAN, durante o qual cada um desses estados vai atender aos critérios especificados para a transferência de sistemas de defesa para eles ou fornecendo-lhes os serviços do setor de defesa.

O projeto de lei inclui recomendações ao presidente dos EUA de ampliar a cooperação das Forças Armadas norte-americanas com as Forças Armadas da Ucrânia, Geórgia, Moldávia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Macedônia, Montenegro e Sérvia, bem como, para fortalecer os EUA a ajuda da OTAN no fornecimento de segurança destes países.

Afora isso, o projeto de lei altera a lei dos EUA sobre o gás natural "para apoiar a Ucrânia, Geórgia e Moldávia na segurança energética".

O projeto de lei também proíbe todos os departamentos e agências federais dos EUA a tomar medidas para o reconhecimento da soberania da Rússia sobre a Criméia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...