quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IRAQUE EM GUERRA! CURDOS VÃO PARA A GUERRA CONTRA ESTADO ISLÂMICO!

Guerra do Iraque se intensifica. Curdos da Síria, Turquia e Iraque se unem e declaram Guerra ao Estado Islâmico, com apoio do Governo!

Os combatentes curdos do Iraque, da Síria e da Turquia uniram suas forças em uma rara aliança para lutar contra os jihadistas no norte iraquiano e ajudar milhares de civis encurralados nas montanhas próximas.

Após as seguidas derrotas e na ausência de um exército federal capaz de frear os jihadistas, os combatentes curdos do PKK turco, do PYD sírio e dos peshmerga iraquianos uniram forças em uma colaboração sem precedentes.

Os três grupos, cujas relações são geralmente tensas, colocaram temporariamente de lado as suas diferenças em uma espécie de união sagrada.

Os curdos da Síria e da Turquia "são responsáveis por combater os jihadistas na região de Sinjar e Rabia", a oeste de Mossul, declarou nesta quarta-feira Hallo Penjweny, líder do partido da União Patriótica do Curdistão (PUK).

"Do nosso lado, nós (os peshmergas) somos responsáveis por Zumar e pelo resto do setor ao norte e a leste de Mossul", anunciou.

"Nós precisamos unir nossas forças" contra o EI, afirmou nesta terça-feira o chefe militar do PKK, Murat Karayilan.

Os combatentes do PYD, partido curdo sírio da União Democrática, anunciaram que já retomaram o controle de Rabia, mas seus avanços na região de Sinjar são desconhecidos.

E "os combatentes do PKK chegaram à região de Jabal Sinjar, onde protegem os habitantes", declarou Penjweny.

Os peshmerga são considerados, de longe, a força mais eficaz e melhor organizada do Iraque. Mas os problemas financeiros do Curdistão, cuja participação das receitas do petróleo foi bloqueada por Bagdá, pesam sobre o financiamento e equipamento das tropas.

Forças curdas atacaram jihadistas sunitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) nesta quarta-feira a apenas 40 quilômetros ao sudoeste da capital regional curda de Erbil, no norte do Iraque. O ataque acontece após militantes do EIIL terem imposto uma humilhante derrota aos curdos no domingo, com um rápido avanço contra três de suas cidades, levando o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al Maliki, a ordenar que a força aérea do país apoiasse pela primeira vez as forças curdas.

Autoridades da área da saúde e de segurança informaram que dois carros-bomba explodiram em bairros xiitas de Bagdá, matando 51 pessoas.

A polícia disse que o primeiro ataque, realizado na noite desta quarta-feira (horário local) foi a explosão de dois carros-bomba numa área comercial de Sadr City, bairro xiita a leste da capital, que matou 31 pessoas e deixou 34 feridos.

Mais tarde, um carro-bomba que estava estacionado explodiu nas proximidades de Ur, também um bairro predominantemente xiita, e matou 11 pessoas.

Um ataque do Exército iraquiano nesta quarta-feira contra Mosul, cidade tomada por militantes no norte do país, matou 60 combatentes do grupo Estado Islâmico (anteriormente conhecido como Estado Islâmico do Iraque e do Levante), informou uma emissora de televisão local.

Centenas de mulheres e meninas da minoria religiosa Yazidi foram feitas prisioneiras pelos militantes do Estado Islâmico (Isis) na cidade de Sinjar, no Iraque, nesta quarta-feira (06). Esses rebeldes fundaram um califado entre a Síria e o território iraquiano.

Em nota, o Ministério dos Assuntos da Mulher fez um apelo para a comunidade internacional para que adote "medidas urgentes" para salvar as sequestradas. "Recebemos informações que confirmam que o Isis tem certo número de mulheres e meninas presas em uma grande casa em Sinjar. Outras mulheres com seus filhos foram levadas ao aeroporto de Tel Afar, após todos os homens terem sido mortos e a sorte delas ter sido lançada", escreveu o Ministério.

Ontem (05), a deputada da comunidade Yazidi, Vian Dakhil, falou no Parlamento que "os milicianos do Isis mataram 500 homens e eles fizeram 500 mulheres prisioneiras".



3 comentários:

  1. São muitos grupos no Iraque e Oriente Médio e, ao que parece, todos se odeiam.
    Agora, que os curdos (ao que parece) estão se unindo para defender um grupo de civis, que estão a Deus dará, é muito provável que Obama, que não defende ninguém além de seus interesses, vá bancar o defensor, como na reportagem anterior, e atacar o ISIS, atacando também, claro, todos os grupos que, nessa confusão dos diabos, ninguém sabe mais quem defende quem.
    Tomara que o ISIS engula o Obama ou vice-versa. São todos serpentes do mesmo ninho, todos devem ter vindo do inferno para dar início a última guerra de nossa Civilização.
    Pode crer, o rastilho será aceso ali, e a pólvora vai se espalhar pra todo lado.

    Obrigada, Mara

    ResponderExcluir
  2. Problema da guerra,sao os mais frageis pagarem com suas vidas.E a t.v. brasileira mostra 10 segundos e corta o assunto!!! Novela eh mais importante.E falta de sentimento tambem! Espero que EUA conserte parte da bagunça que eles fizeram no Iraque.

    ResponderExcluir
  3. Deviam estabilizar a região e criar um estado kurdo e criar um estado sunita ou integrar regiões sunitas a Siria. Os xiitas do Iraque deviam ser reduzidos ás suas regiões xiitas por não terem sabido dividir o pais com os kurdos e sunitas.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...