domingo, 3 de agosto de 2014

GUERRA ISRAEL X GAZA - 26º DIA - ATUALIZAÇÕES DO DIA!

Conflito continua e entra em seu 26º dia

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado (2) que o Exército israelense vai manter suas operações contra o Hamas na Faixa de Gaza "pelo tempo que for necessário" em Gaza e com "toda a força necessária'".
"Prometemos desde o início o retorno à calma para os cidadãos de Israel e vamos continuar a agir até que tenhamos atingido este objetivo. Isto levará o tempo que for necessário e empregaremos toda a força necessária", declarou Netanyahu à imprensa em Tel Aviv.

Um porta-voz do movimento islamita Hamas assegurou neste sábado que suas forças não estarão comprometidas em manter a paz caso Israel decida deixar Gaza e encerrar a ofensiva Limite Protetor de maneira unilateral.
"Os militantes do Hamas no terreno decidirão como responder a essa decisão. Não nos veremos comprometidos em nada", disse Sami Abu Zuhri em declarações à agência palestina "Ma'an". Israel "deve escolher que preço quer pagar: o preço de ficar em Gaza, o preço de se retirar ou o preço da negociação", acrescentou.

O Exército israelense anunciou na noite deste sábado que o soldado que havia desaparecido em Gaza na sexta-feira foi morto em combate.
Israel vinha afirmando até então que Hadar Goldin, de 23 anos, havia sido capturado por militantes do grupo islâmico Hamas durante um combate, em um episódio que provocou o fim de um cessar-fogo temporário entre os dois lados. A trégua deveria durar três dias, mas fracassou em menos de três horas.

Israel e Hamas manifestaram neste sábado a sua determinação de manter a guerra na Faixa de Gaza, que deixou quase 1.900 mortos desde o início dos combates, em 8 de julho.
Esta guerra é a mais mortal dos quatro maiores conflitos entre Hamas e Israel.
De acordo com um registro apresentado na noite deste sábado por equipes de emergência locais, 1.810 palestinos morreram, em sua grande maioria civis. Israel perdeu 63 soldados desde o início dos combates, além do suposto sequestro do subtenente Hadar Goldin. Foguetes disparados a partir de Gaza mataram três civis em Israel.

O exército israelense autorizou, neste sábado, os habitantes de Beit Lahiya, norte da Faixa de Gaza, a retornar para suas casas, o que poderia significar o fim da operação nesta região. Segunda a agência de notícias AFP, testemunhas relataram uma retirada das tropas israelenses das localidades próximas a Beit Lahiya e a Khan Yunes, sul do território palestino.
– Os habitantes do norte da Faixa de Gaza receberam uma mensagem que informa que podem retornar ao setor de Beit Lehiya – afirma um comunicado do exército.

O Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei que contempla um apoio de 225 milhões de dólares ao sistema de defesa antimísseis de Israel.
A aprovação ocorre dois dias após o Pentágono anunciar entrega de munições ao Estado judeu e ao fracasso do cessar-fogo entre Israel e o Hamas. O projeto agora segue para sanção do presidente Barack Obama.

Cerca de duas mil pessoas pediram neste sábado ao governo chileno para romper relações diplomáticas com Israel durante uma manifestação a favor do povo palestino no centro de Santiago.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o secretário-geral da da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, culparam ontem o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) por violar o cessar-fogo humanitário de 72 horas com Israel e retomar os combates na Faixa de Gaza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...