Guerra entra em seu 28º dia com perspectivas positivas para o fim!
- FONTE: WND - Ex-combatentes jihadistas Fatah dizem que estão sendo recrutados pelo Hezbollah!
A Autoridade Palestina tem informações indicando que a organização terrorista Hezbollah, apoiados pelo Irã, tem procurado nos últimos dias, recrutar militantes para realizar ataques na Cisjordânia e em Israel, um oficial da inteligência da Autoridade Palestina (AP) disse ao WND.
O funcionário disse que a AP recebeu a informação de que sete ex-membros da chamada ala militar do Fatah, o Al Aqsa Martyrs Brigade, foram recrutados. Os ex-combatentes do Fatah disseram que foram contatados por Qais Obeid, um árabe israelense e um neto do ex-membro do Knesset Diyab Obeid. Obeid desertou para o Líbano e se tornou um oficial superior para o Hezbollah.
Os ex-membros da Al Aqsa Brigade disse que Obeid ofereceu-lhes dinheiro para relançar uma célula para realizar ataques terroristas na Cisjordânia e em Israel.
A AP acredita que o Hezbollah está buscando expandir ataques de Gaza contra israelenses para a Cisjordânia como uma forma de distrair as operações em curso em Gaza de Israel.
Não ficou imediatamente claro se o eixo Hezbollah estava por trás se ou não de dois ataques terroristas em Jerusalém hoje.
No início da segunda-feira, um soldado ficou gravemente ferido em um tiroteio no Monte Scopus, em Jerusalém, perto da Universidade Hebraica. O incidente foi considerado como um ataque terrorista por agências de segurança israelenses.
Também na segunda-feira, um terrorista de Jerusalém Oriental usou um trator de escavação para derrubar um ônibus e matar um pedestre e feriu outros seis. O terrorista, que tinha um registro policial, foi morto a tiros por um policial.
O governo de Israel e grupos palestinos, incluindo o Hamas, aceitaram nesta segunda-feira um cessar-fogo de 72 horas em Gaza, informaram autoridades dos dois lados do conflito. A trégua está prevista para começar às 8h locais (2h de Brasília) desta terça.
Nesta segunda-feira, Israel empreendeu uma "janela humanitária" de sete horas em Gaza, mas retomou a operação militar logo depois do fim do prazo. O novo cessar-fogo foi discutido por vários grupos palestinos no Cairo, embora Israel não tenha participado das negociações.
O presidente francês, François Hollande, levantou ontem o tom ao pedir o fim do “massacre” de civis na Faixa de Gaza, após o ataque do fim de semana contra uma escola-refúgio em Rafah administrada pelas Nações Unidas, em que morreram pelo menos 10 palestinos. Mais contundente ainda foi o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, que considerou que o direito de defesa de Israel, apesar de ser “total”, “não justifica a matança de civis, e exigiu a imposição por parte da comunidade internacional de uma solução política. Com isto, Paris também se soma às crescentes críticas internacionais e endurece sua postura.
A Casa Branca saudou a proposta do Egito para uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza aceita por Israel e Hamas, mas advertiu que o movimento radical islâmico precisa cumprir seus compromissos.
"É uma iniciativa importante. Nós a apoiamos plenamente", declarou à CNN Antony Blinken, vice-diretor do Conselho de Segurança Nacional do governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. "Agora corresponde ao Hamas demonstrar que respeitará o cessar-fogo".
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira a lei que permitirá um aporte adicional de US$ 225 milhões para financiar o sistema antimísseis Iron Dome (Domo de Ferro) de Israel, que reduziu notavelmente a capacidade do Hamas em seus ataques contra o Estado judeu.
Quer dizer que acabou a terceira guerra mundial? Ainda bem, porque quanto mais as pessoas vibram para que o mal continue, a trégua sempre vem! Que continue sendo "hipotética", precisamos disseminar a paz, de guerras já estamos fartos desde que o mundo é mundo os homens não conseguem fazer outra coisa!
ResponderExcluirDesculpe a falta de atualização amigo! Está meio corrido para eu nesta semana!
ExcluirAssim que eu tiver mais tempo, prometo trazer mais notícias em primeira mão!