quinta-feira, 3 de julho de 2014

TENSÃO NO EGITO: Manifestações, Mortes, Explosões e Confrontos com Jihadistas!

Exército do Egito diz que 17 jihadistas foram mortos no Sinai!
- Egito: sobe para 5 nº de mortos em aniversário de golpe
- Explosão de bomba fere cinco pessoas em trem no Egito nesta quinta-feira

Militares do Egito disseram que as tropas mataram 17 jihadistas em tiroteios na Península do Sinai nesta quinta-feira, o aniversário da queda do presidente Mohamed Morsi.

Ele disse que outros três foram presos e que as tropas destruíram quatro veículos pertencentes a jihadistas em Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza palestina.

Desde que Morsi foi deposto, ataques de militantes atingiram o norte do deserto do Sinai em sua maioria, mas também atingiram Cairo e no Delta do Nilo.

Em reação, o exército tem colocado tropas para a península.

Na última semana pistoleiros mataram quatro policiais egípcios na estrada entre Rafah e El-Arish, no norte do Sinai.

MANIFESTAÇÃO 1 ANO SEM MORSI:

Uma explosão e confrontos entre a polícia e manifestantes no Cairo deixaram cinco pessoas mortas nesta quinta-feira, disseram fontes do setor de segurança, no aniversário de um ano da deposição pelo Exército do presidente islâmico eleito Mohamed Mursi.

Milhares de pessoas contrárias à deposição de Mursi pelo Exército no ano passado se juntaram a protestos em cidades e vilas por todo o país, disseram testemunhas. Protestos anteriores reuniram um número muito menor de pessoas após uma nova lei exigir a aprovação oficial das manifestações.

Medidas de segurança foram intensificadas no Cairo, com veículos blindados bloqueando o acesso à praça Tahrir, no centro da cidade, para prevenir protestos no local.

Três das vítimas desta quinta-feira morreram em confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes no Cairo, disseram fontes da área da segurança. Há informações sobre protestos tanto no bairro rico de Mohandissen quanto em áreas pobres como Haram e Materiya.

Mais cedo nesta quinta-feira, dois homens foram mortos em uma explosão em um prédio residencial no bairro de Kerdasa, no oeste da capital, onde cerca de 10 policiais foram mortos em uma revolta de islamitas no ano passado. Fontes do setor de segurança disserem acreditar que uma das vítimas esteve envolvida nas mortes dos policiais.

Outra bomba foi detonada nesta quinta-feira em um carro próximo ao palácio presidencial de Abbasiya, no nordeste do Cairo, e três bombas caseiras explodiram perto de viaturas policiais no bairro central de Imbaba, sem deixar vítimas, acrescentaram as fontes.

Ninguém assumiu de imediato a responsabilidade pelos ataques.

O Cairo tem sido assolado por uma séria de pequenas explosões nos últimos dias. Dois policiais morreram na segunda-feira quando tentavam desarmar bombas deixadas perto do palácio presidencial.

EXPLOSÃO EM TREM:


A explosão de uma bomba em um trem na cidade de Alexandria, no Egito, deixou cinco feridos nesta quinta-feira (3/7), informaram funcionários da segurança, no dia do primeiro aniversário da destituição do presidente islâmico Mohamed Mursi.

A bomba estava dentro de uma maleta colocada no bagageiro do trem que circulava por Alexandria, cidade egípcia à margem do Mediterrâneo, revelou um funcionário da segurança.

A Irmandade Muçulmana convocou para esta quinta-feira um "dia de cólera" por ocasião do primeiro aniversário da destituição de Mursi, derrubado pelo Exército em 3 de julho de 2013, o que deflagrou uma violenta repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...