quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tensão Israel x Gaza!

Hamas promete se vingar de Israel por morte de palestino!
- Aviões israelenses de 15 alvos em Gaza em resposta ao lançamento de foguetes!

O movimento islamita Hamas ameaçou nesta quarta-feira se vingar de Israel pelo assassinado de um jovem palestino cometido aparentemente em represália pela morte de três jovens israelenses. Nesta noite, jatos israelenses atacaram Gaza, pelo menos 10 palestinos ficaram feridos; várias ruas em Sderot sem eletricidade após 3 Kassams atingirem cidade, danificando edifícios, vários veículos; não houve vítimas.

O assassinato do jovem palestino provocou uma onda de condenações dos líderes israelenses e palestinos, mas também internacionais, como dos Estados Unidos, que alertaram para uma piora da situação devido aos atos de vingança.

Israel "pagará o preço por estes crimes", afirmou o Hamas. "Enviamos nossa mensagem à entidade sionista e aos seus líderes, que consideramos responsáveis diretos" pelo assassinato, acrescentou.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu ao governo israelense "que castigue os assassinos, se quiserem a paz entre os povos palestino e israelense", assim como "medidas concretas em terra para colocar fim aos ataques de colonos".

Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que anunciou a abertura de uma investigação, lamentou o crime hediondo e advertiu às partes para não fazerem justiça com as próprias mãos.

O adolescente palestino Mohamad Abu Khdeir, de 16 anos, foi sequestrado na terça-feira quando pedia carona no bairro de Shuafat, em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel.

A polícia de Israel confirmou a descoberta de seu corpo com marcas de violência em uma floresta de Jerusalém Ocidental, embora tenha descartado vincular esse assassinato com a morte dos três jovens israelenses, sequestrados no dia 12 de junho na Cisjordânia ocupada quando pediam carona.

"O corpo é do meu filho", confirmou à AFP Hussein Abu Khdeir, que não soube determinar a causa da morte.

O assassinato de Abu Khdeir pode se tratar de um ato de vingança pelo assassinato dos três jovens israelenses, encontrados mortos na segunda-feira. A polícia israelense elevou o estado de emergência no país.

No bairro de Shuafat, onde o jovem assassinado vivia, ao menos 65 pessoas ficaram feridas, três delas por munição real e 35 por balas de borracha, em confrontos entre jovens palestinos e a polícia israelense desde o início da manhã, segundo o Crescente Vermelho.

Durante a noite, a defesa antimísseis israelense interceptou quatro morteiros e um foguete disparados a partir da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, em direção ao sul de Israel, de acordo com o Exército.

A aviação israelense respondeu com um ataque contra uma área de onde estavam sendo executados os disparos.

Jatos israelenses realizados 15 ataques de precisão na Faixa de Gaza na manhã de quinta-feira, em resposta ao lançamento de foguetes em cidades israelenses ao longo quarta-feira e na quinta-feira. Pelo menos 10 palestinos foram feridos, de acordo com relatos iniciais.

O IDF confirmou os ataques em uma declaração dizendo que alvos do Hamas foram atingidos, "incluindo lançadores de foguetes escondidos, instalações de armazenamento de armas e locais de atividade de terror."

Na quarta-feira à noite e de manhã cedo, três foguetes disparados de Gaza explodiram perto de prédios residenciais no sul da cidade de Sderot, causando danos aos prédios e vários veículos, bem como o corte de energia para várias ruas da cidade, disseram autoridades.

Dois dos foguetes atingiram prédios residenciais e um terceiro caiu contra um abrigo reforçado dentro da cidade, mas não causaram danos.

Não houve relatos de vítimas.

Outros dois foguetes disparados mais cedo caiu em campo aberto fora da cidade, disseram autoridades de segurança.

Mais de 20 foguetes foram disparados de Gaza ao longo de quarta-feira, com sirenes de alerta em toda a periferia de Gaza.

Na quarta-feira à noite jatos israelenses atingiram na Faixa de Gaza, atingindo um "local de lançamento", disse o Exército.

A fronteira entre Gaza e Israel tem visto uma escalada militar acentuado nos últimos dias, com o Hamas reivindicando a autoria de vários ataques com foguetes e da Força Aérea israelense com numerosos alvos em resposta às salvas.

Fontes: http://exame.abril.com.br/geral/noticias/hamas-promete-se-vingar-de-israel-por-morte-de-palestino--2
http://www.timesofisrael.com/israeli-aircraft-strike-15-gaza-targets-in-response-to-rocket-fire/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...