terça-feira, 1 de julho de 2014

Boko Haram ataca igrejas e mercado, Nigéria revida: Dezenas de mortes

Vários ataques no domingo, atribuídos ao Boko Haram, fizeram, pelo menos, 54 mortos.
- Ataque em mercado deixa 15 mortes.

Representantes do Exército da Nigéria anunciaram ter desmantelado uma célula do grupo islamita Boko Haram. Na operação foi detido o seu suposto líder, Babuji Ya'ari. Resposta ou não a esta ação, uma bomba explodiu esta terça-feira manhã num mercado na cidade de Maiduguri, provocando um número de mortos ainda por confirmar. A BBC fala em 15.

Segundo o porta-voz do ministério da Defesa, general Chris Olukolade, há indícios de que o núcleo agora desfeito esteve envolvido no sequestro das mais de 200 jovens em abril. Muitas continuam desaparecidas e o grupo afirma que não as vai liberar até que as autoridades libertem todos os militantes presos.

Ya'ari, descrito como um homem de negócios, ligado à venda de triciclos, é acusado de ter usado a sua participação num grupo civil contra o Boko Haram para encobrir precisamente o seu trabalho de espionagem a favor desta organização e para lhe facilitar o fornecimento de armas.

Babuji Ya'ari, que, de acordo com a BBC, não comentou as acusações, é ainda associado ao assassinato em maio um líder tradicional, o emir de Gwoza. Duas mulheres ligadas à mesma célula foram também detidas. 

Uma nova série de ataques realizados no último domingo contra várias igrejas no nordeste da Nigéria, atribuídos ao Boko Haram, fizeram mais de 50 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...