quarta-feira, 12 de agosto de 2015

GEÓRGIA ADVERTE A RÚSSIA CONTRA A ESCALADA PERTO DE REGIÃO SEPARATISTA!

Geórgia acusou na última terça-feira a Rússia de cortar os acessos a seus cidadãos de suas terras agrícolas através da instalação de placas de sinalização nas fronteiras que delimitam a região separatista da Ossétia do Sul, chamando Moscou para abster-se de "escalada".

As indicações foram instaladas perto de três aldeias e terras pertencentes a vários moradores locais nos últimos dias, que acabou ficando além da linha de demarcação com a Ossétia do Sul, uma região georgiana que declarou a independência e que Tbilisi considera ocupada pela Rússia.

Tbilisi prometeu ajudar os moradores locais e acusou Moscou de provocações repetidas.

"O inimigo está testando nossa paciência em uma base diária", disse o presidente Giorgi Margvelashvili na segunda-feira.

A ministra da Defesa Tina Khidasheli disse terça-feira que o governo tinha o dever de "ajudar os moradores locais no terreno o mais rápido e eficientemente possível".

As tropas russas têm vindo a instalar arame farpado em torno da Ossétia do Sul desde a derrota de Tbilisi no breve 2,008 Rússia-Geórgia guerra pelo controle da região separatista apoiado por Moscou.

Depois da guerra, Moscou reconheceu a Ossétia do Sul - junto com o enclave separatista georgiana da Abkházia - como Estados independentes e milhares de soldados foram estacionados nas regiões que compõem cerca de 20 por cento do território georgiano.

As regiões separatistas, cuja auto-proclamada independência foi reconhecida por apenas um punhado de países, são fortemente dependentes militar e financeiramente da Rússia.

Os residentes locais estimaram que as novas placas de sinalização nas fronteiras efetivamente mudou a linha de demarcação por 800 metros mais profundos em território da Geórgia, de acordo com a mídia da Geórgia.

Ministério das Relações Exteriores da Geórgia chamou a instalação das placas de sinalização de fronteira de "outro ato de provocação por Moscou, que ameaça a segurança e a estabilidade e viola os direitos fundamentais dos residentes locais".

"A Geórgia, mais uma vez convida a Federação Russa a cumprir os seus compromissos internacionais e se abstenham de ações que possam causar uma nova escalada", acrescentou em um comunicado.

No mês passado, um movimento similar deixou uma parte de um gasoduto internacional fora do controle da Geórgia, levando o ministro das Relações Exteriores a condenar a "lenta anexação".

Georgianos removeram mais tarde os sinais, mas eles foram erguidas novamente na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores disse segunda-feira, acrescentando que ele entregou uma nota formal do protesto para Moscou.

FONTE: http://www.france24.com/en/20150811-georgia-warns-russia-against-escalation-near-breakaway-region?ns_campaign=reseaux_sociaux&ns_source=twitter&ns_mchannel=social&ns_linkname=editorial&aef_campaign_ref=partage_aef&aef_campaign_date=2015-08-11&dlvrit=65413

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...