quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ARÁBIA SAUDITA E EMIRADOS ÁRABES INVADEM IÊMEN EM GUERRA CONTRA OS HOUTHS

Cerca de 3000 soldados desembarcaram em Aden, no Iêmen, em grande parte sob o silêncio da mídia mundial. Primeiras vitórias sobre o grupo Houths, apoiado pelo Irã, surgiram apenas nas últimas 48 horas

Ao longo da última semana, toda a dinâmica da guerra no Iêmen mudou. Enquanto anteriormente as forças pró-governamentais e do chamado Resistência Popular ficaram presos dentro da cidade portuária de Aden, agora eles estão empurrando os Houthis de volta em todas as direções. Primeiro, eles conseguiram garantir os equipamentos portuários, em seguida, toda a região residencial da cidade e, finalmente, o Aeroporto Internacional de Aden.


Muitos relataram esses avanços como sendo conduzidos por combatentes pró-governo, no entanto, isso é apenas metade da história. O que está realmente acontecendo é muito mais notável, e estranhamente quase ausente nas manchetes da mídia.

Na semana passada, e no fim de semana, navios chegaram no porto de Aden e começaram a descarregar veículos blindados. Isto começou com pequenas colunas de veículos, que poderiam ter sido 'entregues' aos combatentes pró-governo, no entanto, foi algo completamente diferente. Centenas de veículos, incluindo carros de combate principais, APCs, AFVs e artilharias tem desembarcado na cidade e se juntou à luta principalmente contra as milícias xiitas Houthis.


Dado o grande número de veículos envolvidos, parece que estes devem certamente ser entregues a tropas regulares dos Emirados. Na verdade, esta foi efetivamente confirmada por comentários dos oficiais da coalizão que disseram que 3.000 tropas, constituídos de frequentadores dos Emirados Árabes Unidos e iemenitas formados no estrangeiro estão a terra firme em Aden. Efetivamente, toda uma divisão blindada externa invadiu Iêmen, no entanto, é politicamente conveniente para a coalizão liderada pela Arábia (dos quais os Emirados Árabes Unidos é um grande parceiro) não falar muito sobre isso.

Com a entrada destas tropas para a luta, a sorte do lado pró-governo mudaram drasticamente. Desde que recapturaram Aden e seus arredores, as tropas dos Emirados Árabes Unidos e apoiadas por outras milícias têm se locomovido ao norte, atacando a base aérea de Al-Anad, estratégico de vários lados. Depois de dias de combates, os lutadores Houthis se renderam apenas ontem, deixando o lado pró-governo no controle da maior base aérea do país.


Apesar destas vitórias, estes 3.000 tropas e equipamentos, sozinhos, provavelmente não será suficiente para derrubar os Houthis do resto do Iêmen. Lá, a força apoiada pelo Irã é profundamente enraizada e conseguiu infligir um fluxo constante de baixas sobre tropas da fronteira saudita apesar do bombardeio aéreo contínuo.


Caso a coalizão liderada pela Arábia e as tropas dos Emirados Árabes Unidos desejam alcançar uma mudança de regime completo na capital do Iêmen, Sanaa, eles terão de enviar ainda mais tropas para o país, com o risco de que eles acabarão por ser vistos como potências ocupantes. Uma perspectiva alternativa para isso seria para o ex-governo criar seu próprio estado no sul do Iêmen, e chegar a algum tipo de acordo de cessar-fogo. É provável que os eventos dos próximos meses serão fundamentais para decidir qual desses resultados virá a tona.

FONTE
http://www.conflict-news.com/the-uae-just-invaded-yemen/

2 comentários:

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...