terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tensão na América do Sul: Argentina acusa Inglaterra de Imperialistas


A América do Sul tem uma nova tensão: Argentina acusa os ingleses de imperialistas e deixam claro: Ações Militares nas Malvinas (Falkland) são provocativas

Exercícios Militares nas Ilhas Malvinas (Falkland):
A Argentina exige que a Inglaterra não realize manobras militares nas Ilhas Malvinas. O governo argentino denunciou que o governo inglês prepara-se para realizar manobras militares nas Ilhas Malvinas, território ocupado pela Grã Bretanha e que a Argentina reclama como pertencentes a seu país.

A nota de repúdio foi entregue à Embaixada da Inglaterra na capital da Argentina. E o embaixador argentino na ONU, Jorge Argüelo, confirmou que hoje leva cópia do protesto ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Em comunicado oficial, governo argentino exige que os ingleses não realizem os exercícios que preveem disparos de mísseis a partir da ilha.

A nota do governo argentino diz ainda que se “trata de uma provocação inaceitável e capaz de gerar uma corrida armamentista na região, além de ir contra o desejo argentino de buscar uma solução pacífica para a disputa da ilha”.
Os exercícios militares vão contra uma resolução da ONU que visa evitar desconfiança e provocar ambiente belicoso.

Ainda em Nova York, na Assembléia Geral da ONU, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, disse que as Ilhas Malvinas pertencem a seu país. E acusou a Inglaterra de bloquear o inicio das negociações solicitadas pela ONU.

A presidente da Argentina reclamou também que a Inglaterra faz prospecção de petróleo na região das ilhas, uma plataforma continental que pertence ao país sul-americano.

Fonte: Sul 21



Presidente da Argentina: "Colonialismo típico do século XIX"
A presidente da Argentina acusou a Marinha Real de se comportar como piratas depois que o Ministério da Defesa realizou testes militares nas Ilhas Malvinas.

Cristina Fernández de Kirchner, usou o site de rede social Twitter para atacar o governo britânico sobre os últimos ensaios balísticos no território disputado.

O presidente acusou a Grã-Bretanha de violar a lei internacional e com a marca da Marinha de "força de ocupação colonial".

"Grave, muito grave", Cristina Kirchner postou em seu feed do Twitter no fim de semana.

"Royal Navy, a força de ocupação colonial das Ilhas Falkland, relatórios de exercício militar com mísseis na costa leste da Malvinas.

"Colonialismo típico do século XIX. Anacrônica uso da força em violação do direito internacional. Eles não se importam. Um exemplo claro de padrões duplos.

Ela, então, fora assinado com a mensagem: "Conclusão ... Piratas para sempre? "

Seu ataque no Twitter veio poucos dias depois de um navio de guerra argentino fez um arrastão nas Malvinas e acusou-os de praticar pesca ilegal.
Fonte: Daily Mail

Disputa
Argentina e Grã-Bretanha mantêm uma extensa disputa diplomática pelas ilhas, situadas a 640 quilômetros da costa argentina.

Buenos Aires tentou um diálogo, mas Londres se negou a conversar, alegando que a soberania das ilhas é inegociável. A discrepância mais recente foi em relação às perfurações petrolíferas na região.

Uma invasão argentina em 1982 provocou uma guerra que deixou quase mil mortos. O confronto terminou poucas semanas depois com a rendição do país sul-americano. Mas a Argentina continuou, desde então, reclamando a soberania do território.

Um comentário:

  1. A guerras das Malvinas foi um massacre, navios inteiros cheio de "meninos" argentinos inexperintes afundaram antes de chegar ao destino.
    Foi um suicídio, ver "pós-adolescentes" convocados na última hora para enfrentar exércitos profissionais especilizados. Os ingleses estavam se divertindo e os generais e governo argentinos fizeram uma incrível estupidez.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...