sábado, 30 de outubro de 2010

Plantão: Bomba encontrada na Irlanda do Norte; alerta de segurança no aeroporto

A polícia da Irlanda do Norte detonou uma bomba no sábado, armado por militantes nacionalistas suspeitos em Lurgan, a sul de Belfast, o último de uma série de tentativas de desestabilizar a província do processo de paz.

A polícia também investiga um veículo suspeito no estacionamento de longa duração no Aeroporto Internacional de Belfast. O alerta não está ligada às bombas com destino aos Estados Unidos, disse um porta-voz da polícia.

As forças de segurança na Irlanda do Norte estão em alerta máximo devido às atividades de grupos nacionalistas lasca, que se opõem a um processo de paz de 1998 com a Inglaterra e quer ver a província unida à República da Irlanda.

A bomba em Lurgan continha mais de 40 quilos de explosivos de fabricação caseira e foi colocado em um barril de cerveja debaixo de uma ponte ferroviária.

Um certo número de casas vizinhas foram evacuadas e do serviço ferroviário principais Belfast e Dublin foi cancelada. Os moradores já foram autorizados a regressar a casa e serviços de trem foram retomadas.

A polícia frustrou uma série de ataques a bomba cometidos por grupos dissidentes.

A maioria dos analistas concordam que não representam uma ameaça fundamental para o processo de paz, que terminou três décadas de conflito entre nacionalistas predominantemente católicos e unionistas protestantes, principalmente que querem  a Irlanda do Norte,  parte do Reino Unido.

O conflito, muitas vezes referido como "The Troubles", que matou mais de 3.600 pessoas.

Um comentário:

  1. Nossa. Mais uma bomba? França, EUA e Irlanda num só mês? Isso está estranho.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...