terça-feira, 24 de junho de 2014

Forças sírias bombardearam alvos do ISIS dentro do Iraque!

Em um sinal da crise internacional provocada pela expansão rápidos avanços do ISIS, aviões de guerra sírios bombardearam algumas bases do grupo jihadista no Iraque, segundo Ali A. Nabhan e Matt Bradley do The Wall Street Journal. 

O bombardeio foi realizado na província ocidental de Anbar, que compartilha uma fronteira longa e principalmente sem patrulha com a Síria. ISIS encontrou o espaço necessário para planejar e lançar ofensivas no Iraque e na Síria na fronteira sem lei e sem defesa entre os dois países. 

Este é o segundo dia consecutivo de bombardeios contra alvos sírios do ISIS no Iraque. Pelo menos cinquenta pessoas foram mortas pela ofensiva síria, e outras 132 pessoas ficaram feridas. 

O bombardeio sírio contra ISIS marca uma dramática mudança na estratégia para o regime de Assad. Até recentemente, Assad pode ter  tolerado a existência de ISIS dentro Síria - o grupo era um bicho-papão útil, e ele podia posicionar-se como a alternativa solitária para uma aquisição jihadista da Síria. No entanto, Assad começou a bombardear as cidades detidas pelo ISIS de Raqqa e Hasakah na Síria após o movimento de armas pesadas do grupo militante, que haviam sido saqueados do Iraque, para as cidades, em 14 de junho. 

Bombardeamento da Síria  de posições do ISIS no Iraque destaca a estranha teia de alianças em desenvolvimento internacional contra o grupo militante. O Irã já enviou 2.000 soldados de avanço para o Iraque para ajudar a proteger cidades xiitas chave da insurgência sunita.

Os EUA também estão enviando 300 conselheiros militares para o Iraque para ajudar a verificar o avanço dos militantes sunitas no norte e oeste do país. No entanto, o presidente Barack Obama deixou claro que os EUA não vão enviar soldados em combate no Iraque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...