terça-feira, 11 de agosto de 2015

UCRÂNIA AMEAÇA USAR TODO O ARSENAL CONTRA REBELDES PRÓ-RUSSOS!

A Ucrânia ameaçou hoje (11) usar “todo o arsenal” de que dispõe contra um possível avanço das forças rebeldes pró-russas, se continuarem os ataques a posições do exército ucraniano. “Usaremos todo o nosso arsenal e todos os meios ao nosso dispor para repelir o avanço inimigo”, disse o porta-voz militar ucraniano, Vladislav Selezniov. “Não podemos arriscar as vidas dos nossos soldados. Os rebeldes costumavam lançar ataques com mísseis Grad raramente, agora é uma ocorrência diária”, disse.

O governo ucraniano acusou os separatistas do Leste do país de lançarem mais um ataque com mísseis a norte de Mariupol, uma cidade controlada pelas forças governamentais que serve de ligação terrestre entre os territórios controlados pelos rebeldes e a península da Crimeia, anexada pela Rússia. Já os separatistas acusam Kiev de responsabilidade pela mais recente retomada na frente de batalha.

Um dos principais dirigentes dos separatistas acusou hoje o Exército ucraniano de disparar 500 foguetes e morteiros contra posições rebeldes desde ontem (10) à tarde, afirmando que os ataques provocaram a morte de um miliciano e um civil em Donetsk.

O acordo de cessar-fogo assinado em fevereiro tem sido violado regularmente, mas tem permitido limitar o conflito a meia dúzia de pontos específicos.

O secretário da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, reuniu-se hoje em Kiev com o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk, e viaja à tarde para o leste para encontros com dirigentes separatistas. “Vamos continuar do seu lado [da Ucrânia] diante da agressão russa, da insurgência apoiada pela Rússia e do terrorismo de inspiração russa”, disse Fallon.

Quase sete mil pessoas morreram em 15 meses de conflito no Leste da Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...