sábado, 29 de agosto de 2015

OTAN ABRE CENTRO DE TREINAMENTO NA GEÓRGIA! RÚSSIA FALA EM PROVOCAÇÃO!

A Otan abriu na última quinta-feira um centro de treinamento na Geórgia, ex-república soviética do Cáucaso que aspira a uma adesão à Aliança, em meio aos protestos de Moscou, que denunciou uma "provocação".

O centro, inaugurado com grande pompa em Krtsanisi, perto de Tbilisi, "ajudará a Geórgia a prosseguir com os esforços para modernizar as Forças Armadas e torná-las mais forte ante os desafios do século XXI", declarou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na cerimônia de inauguração.

Stoltenberg, que visita a Geórgia desde quarta-feira, acompanhou a cerimônia ao lado do presidente georgiano Giorgi Margvelashvili e o primeiro-ministro Irakli Garibashvili.

A Geórgia, que tenta há vários anos entrar para a Otan, apesar da oposição da Rússia - país com o qual travou uma rápida guerra em 2008 - "tem todos os meios para progredir até uma adesão", disse Stoltenberg.

O ministério russo das Relações Exteriores chamou de "provocação" a abertura do centrou e acusou a Otan de tentar "ampliar sua zona de influência geopolítica".

"Este centro é um importante fator de desestabilização para a segurança regional", afirmou a porta-voz do ministério russo, Maria Zajarova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...