quarta-feira, 5 de agosto de 2015

20 ANOS DA GUERRA DA INDEPENDÊNCIA: CROÁCIA CELEBRA VITÓRIA, SÉRVIA E BÓSNIA VIVE DIA DE LUTO!

A Croácia celebrou nesta quarta-feira, com diversos atos na cidade de Knin, o 20° aniversário de sua vitória na guerra de independência, enquanto na Sérvia e na Bósnia, ontem foi um dia de luto nacional

As celebrações começaram na manhã de ontem com a libertação de duas mil pombas de paz. Depois, foi inaugurada uma nova Igreja Católica, um museu dedicado à época de guerra e um monumento ao então presidente, Franjo Tudjman, e ainda houve atos culturais durante todo o dia.


Ao mesmo tempo, na Sérvia e na Bósnia ontem foi dia de luto nacional, em memória das vítimas sérvias mortas e das pessoas que se transformaram em refugiados pela ofensiva croata.

Transmitidos ao vivo pela televisão pública "HTV", os atos ocorreram a 80 quilômetros de Split, em Knin, que entre 1991 e 1995 foi a sede da rebelde "República Sérvia de Krajina", estabelecida sobre um terço do território croata.


O Exército croata entrou em 5 de agosto em Knin em uma operação relâmpago que em 84 horas estabeleceu o controle sobre o grosso de "Krajina" e obrigou aos enclaves sérvios restantes a aceitar uma reintegração pacífica na Croácia sob controle da ONU.

O primeiro-ministro, Zoran Milanovic, e a presidente, Kolinda Grabar-Kitarovic, lembraram ontem, após um desfile militar, que a ofensiva foi precedida por quatro anos de guerra e chamados massacres de "limpezas étnicas" em Krajina, e que os sérvios rebeldes rejeitaram as propostas de paz internacionais.


"A Croácia hoje não celebra a guerra, não festeja o sofrimento ou a perseguição de ninguém... A Croácia fez tudo para evitar a guerra, ofereceu soluções pacíficas. E foi rejeitada", destacou Milanovic.

O chefe de governo lamentou "toda vida perdida, toda vítima, toda tragédia humana e parente".

"Os refugiados retornam à Croácia...nossas portas foram abertas e seguirão sendo", acrescentou.


Segundo fontes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), à Croácia retornaram mais de 130 mil refugiados sérvios, ou mais da metade dos que entre 1991 e 1995 abandonaram este país.

Considera-se que entre 150 mil e 200 mil sérvios, quase toda a população civil que ficava em "Krajina" em 1995, fugiram perante a ofensiva croata, e que durante e depois da operação cerca de 600 morreram, em muitos casos em ações de desquite croatas.

"Lamentamos toda vida perdida, tanto croata como a sérvia, compadecemos com as famílias das vítimas. Mas destacamos que se tratava de uma guerra que nos foi imposta por (o ex-presidente sérvio) Slobodan Milosevic e seu projeto pela Grande Sérvia", ressaltou a presidente da Croácia, Grabar-Kitarovic.


FONTE:
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/croatas-celebram-vitoria-na-guerra-servia-e-bosnia-vivem-dia-de-luto,45312b0c12c557429f106ef91a54faacheweRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...