sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CORÉIA DO NORTE NEGA ATAQUE COM MINA E ANUNCIA PROGRAMA NUCLEAR DEFENSIVO!

A Coreia do Norte negou nesta sexta-feira seu envolvimento na recente explosão de três minas que mutilaram dois soldados sul-coreanos perto da fronteira, um fato que Seul atribuiu a um ataque direto do regime de Kim Jong-un. O país comunista anunciou que vai investir em um programa nuclear “defensivo” enquanto se sentir ameaçada pelos Estados Unidos, declarou o enviado para desarmamento do país na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra à Reuters nesta quinta-feira.

"Se nosso exército precisasse atingir um alvo militar, teríamos utilizado potentes armas de fogo e não três minas", afirmou a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA".

O organismo de Pyongyang afirmou ainda que a acusação de Seul "não faz sentido" e é uma das "invenções" do governo da conservadora Park Geun-hye em sua estratégia de culpar o regime comunista por todos os fatos que ocorrem na Coreia do Sul.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, por sua parte, rejeitou imediatamente o comunicado norte-coreano e reiterou que o país vizinho pagará as consequências por suas ações.

Pyongyang demorou quatro dias em negar seu envolvimento desde que na segunda-feira Seul lhe acusou diretamente de ter realizado o ataque.

A explosão, ocorrida no último dia 4, feriu gravemente dois soldados sul-coreanos que patrulhavam a Zona Desmilitarizada (DMZ), a 440 metros da fronteira com Coreia do Norte.

Como resposta, Seul retomou a "guerra psicológica" ao reativar pela primeira vez em mais de uma década os alto-falantes na fronteira que enviam mensagens contra o regime dos Kim, além de emitir uma ordem de alerta máximo na região e preparar sua artilharia perante a possibilidade de novas agressões.

As forças armadas sul-coreanas também ameaçaram tomar represálias adicionais, sem oferecer detalhes.

Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício, nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

- Coreia do Norte vai buscar programa nuclear "defensivo", diz enviado
A Coreia do Norte vai investir em um programa nuclear “defensivo” enquanto se sentir ameaçada pelos Estados Unidos, declarou o enviado para desarmamento do país na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra à Reuters nesta quinta-feira.

Em uma entrevista rara, o embaixador So Se Pyong também criticou os mais recentes exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul, que devem começar na semana que vem, dizendo que eles alimentam as tensões na península dividida enquanto sua nação comemora o 70º aniversário da libertação japonesa no final da Segunda Guerra Mundial.

“Eles têm que mudar de atitude, sua atitude de políticas hostis e caso contrário... continuaremos o desenvolvimento simultâneo da economia e do programa nuclear”, afirmou à Reuters, falando em inglês.

“É para criar um equilíbrio com os Estados Unidos. É totalmente defensivo, isso é 100 por cento certo. Mas se eles fizerem algo, faremos o mesmo. Se eles irromperem (em) outra guerra, estamos prontos para fazer todo tipo de coisas”, declarou So, que é o embaixador da República Democrática da Coreia – o nome oficial do país – na ONU em Genebra e na sua Conferência Para o Desarmamento.

A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, o mais recente em fevereiro de 2013, e agora sustenta ser um Estado com armas nucleares. A nação declarou não estar interessada em um diálogo com os EUA no estilo daquele do Irã para abrir mão de suas atividades nucleares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...