domingo, 20 de março de 2011

OTAN planeja invasão na Líbia


Então o verdadeiro plano vem à tona....

Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tentam finalizar na noite deste domingo o planejamento de uma possível intervenção militar na Líbia, que por enquanto não decidiram se será executada, segundo disseram à Efe fontes da organização. Os embaixadores dos 28 membros da Aliança, que conta com posturas discordantes sobre uma eventual ação armada contra o regime de Muammar Kadafi, continuam reunidos em Bruxelas discutindo os planos elaborados pelas autoridades militares.

O objetivo da Otan continua sendo fechar ao longo desta noite essa fase de planejamento e deixar tudo pronto para atuar em caso de que seja decidida a intervenção nos próximos dias. "Ainda não se espera para hoje uma decisão sobre a ativação dos planos", explicou uma fonte da coalizão aliada.

Enquanto isso, o governo britânico declarou neste domingo confiar que a Otan substituirá os Estados Unidos na direção e controle das operações militares internacionais para aplicar a zona de exclusão aérea sobre a Líbia. "Espero que ocorra em questão de dias. Tudo depende de chegarmos a um acordo de todas as nações da Otan", disse o titular de Defesa britânico, Liam Fox, em entrevista à BBC.

No entanto, a participação formal da Otan na operação batizada como "Odisseia do Amanhecer" pode ser dificultada pela postura da Turquia e da Alemanha, dois membros que se opuseram até agora ao uso da força na Líbia e que deixaram claro que suas forças não intervirão. Para que a Otan participe da ação internacional contra Kadafi, esses dois Governos teriam que dar seu sinal verde, pois a Aliança toma suas decisões por unanimidade.

Fonte: Terra

SEMPRE GUERRA: Como já vimos em outras oportunidades, a Resolução da ONU só foi mais uma fachada para esses fanáticos por Guerras e gananciosos mercenários.A Resolução que pedia um cessar-fogo imediato e uma zona de exclusão aérea foi totalmente ignorada pela OTAN e países aliados. Veja pelas palavras do secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Amr Musa: "O que está acontecendo na Líbia está distante do objetivo que se consiste em impor uma zona de exclusão aérea, e o que nós queremos é a proteção dos civis e não bombardeá-los".

A Rússia e a China que queriam uma rápida solução para o problema, já que são países com altos investimentos na Líbia (Civil e Militar) se abstiveram pois querem a estabilidade para a retomada de seus negócios. Hoje eles sentiram que foram enganados e já fazem pressões para um cessar-fogo imediato, principalmente a Rússia, com sua histórica richa com a OTAN: Os ataques aéreos na Líbia incluíram alvos não-militares, segundo o ministro russo, e danificaram rodovias, pontes e um centro de cardiologia. "Consideramos inadmissível o uso da Resolução 1973 para fins que claramente ultrapassam seu escopo, que estipula apenas medidas para proteger a população civil".

Agora, há uma pressa da OTAN para resolver de vez com Kaddafi, talvez medo que algo possa acontecer. Deixo uma pergunta no ar: Teria a Líbia de Kaddafi, armas nucleares contrabandeadas? A Mídia nem se quer levantou esta hipótese.

Outro ponto interessante, a Turquia e a Alemanha são contra até mesmo da Resolução da ONU. Para a OTAN invadir um país com tropas terrestres, é necessário uma unanimidade em seu conselho, fato que não ocorre já que os dois países citados são contra. Mas... e se houver um ataque ou atentado terrorista sem precedentes? Um "false-Flag" ou "Falsa-Bandeira" em tradução livre?

Por último, o mais sombrio das hipóteses, a Rússia e a China intervir neste conflito ou retaliar em pontos estratégicos como foi o caso da Rússia em 2008 contra a modesta Geórgia, o que aconteceria?

São hipóteses sombrias, mas que devemos levar em consideração, afinal, ninguém é santo numa guerra sombria.

Yusuke - Sempre Guerra


Um comentário:

  1. porque que voce sua excelencia Barack Obama nao deixa africa intervir na guerra da libia por favor retire os teus soldados da libia paz em africa

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...