quarta-feira, 2 de março de 2011

Israel planeja nova guerra com os vizinhos

Israel está planejando lançar uma nova guerra para fortalecer sua posição no Oriente Médio, na sequência de recentes reformas políticas nos estados regionais.


Um diplomata ocidental na capital jordaniana Amã disse na quarta-feira (02/03) que Israel decidiu atacar a Síria e o Líbano, após a queda do regime de Hosni Mubarak, no Egito, que serviu como uma grande perda para Tel Aviv, relatou o diário libanês Assafir. 

O diplomata reiterou que, Tel Aviv está seriamente preocupado com as consequências da revolução egípcia e futuros desenvolvimentos na região, ele quer começar uma nova guerra no Oriente Médio, a fim de reverter a situação de volta em seu favor. 

"Israel tem a intenção de derrubar o governo de Bashar al-Assad, na Síria, em questão de semanas, após uma guerra com o movimento de resistência do Hezbollah no leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria", Assafir citou o diplomata ao jornal.

Ele acrescentou que Israel já informou a Washington sobre o plano. 

Egito, que partilha uma longa fronteira com Israel, foi o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Tel Aviv em 1979, na sequência de negociações secretas na estância de Camp David nos EUA. 

Durante anos, o Egito e  Israel, impôs um cerco mortal na Faixa de Gaza, fechando a passagem de Rafah para os palestinos, mantendo a população de 1,5 milhão preso no pequeno enclave costeiro de Gaza. 

O regime israelense agora teme que com a abertura de Rafah, o Hamas, governo democraticamente eleito de Gaza, vai ganhar mais poder. 

Fonte: PressTV



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...