domingo, 20 de março de 2011

COMEÇA A GUERRA DO ORIENTE

Acompanhe mais um capítulo vivo da nossa história, a Guerra do Oriente começou com conflitos isolados. Resta pouco para um conflito generalizado...

Uma coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Canadá e Itália ampliou os ataques contra as forças do ditador líbio, Muamar kadafi, neste sábado, 19. Segundo o Pentágono, as Marinhas dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram mais de 110 mísseis  do tipo Tomahawk vindos de submarinos posicionados no Mar Mediterrâneo para destruir 20 alvos de defesa antiaérea do coronel nas cidades de Misrata e Trípoli. A operação foi batizada de 'Odisseia da Alvorada' (Odissey Dawn, em tradução livre).

Depois do bombardeio, segundo fontes do governo americano, a capacidade de defesa antiaéarea líbia ficou severamente danificada. A coalizão atacou a Líbia em cumprimento à resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que prevê o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea no país e a adoção de 'quaisquer medidas necessárias' para proteger os civis. Não haverá, no entanto, incursão terrestre.

Em Trípoli, numa breve entrevista por telefone à TV estatal, Kadafi ameaçou mais uma vez atacar alvos civis e militares fora da Líbia e disse que o Mar Mediterrâneo se tornou um campo de batalha. "Vamos abrir o depósito de armas", disse Kadafi. Ele convocou todos os líbios a defender o país da "segunda cruzada do Ocidente"



O presidente americano Barack Obama disse em Brasília ter autorizado uma limitada ação militar americana para proteger civis líbios de ataques das forças de Kadafi.  "Não foi isto que os EUA, nem nenhum de nossos aliados procurou", disse Obama, que voltou a rejeitar o uso de tropas terrestres. "Mas nós não podemos ficar inertes quando um tirano diz a seu povo que não haverá misericórdia".

Há 25 embarcações navais da coalizão no Mar Mediterrâneo, segundo o Pentágono, entre eles três submarinos americanos. Onze delas são italianas, onze, americanas, e três de Reino Unido, França e Canadá

Mais cedo, caças da Força Aérea Francesa realizaram uma série de quatro ataques contra forças terrestres de Kadafi nos arredores de Benghazi. Participaram da ação 20 jatos Rafale e Mirage. Eles defendem uma área de 15 mil km² em torno da capital rebelde.  A França deve enviar à Líbia amanhã o porta-aviões Charles de Gaulle, sediado no porto de Toulon.

Fonte: Estadão

HAMAS ATACA ISRAEL QUE PROMETE VINGANÇA SEM PRECEDENTES:


IDF atinge alvos terroristas depois de mais de 50 foguetes atingem comunidades do sul, ferindo duas pessoas; "Israel vai tomar todas as medidas necessárias para defender os seus cidadãos", incluindo assassinatos de comandantes do Hamas.

Israel vai retaliar ao Hamas, funcionários da defesa prometeram na noite de sábado, após o grupo terrorista lançar seu maior ataque desde que a Operação Chumbo Derretido, há dois anos com o lançamento de mais de 50 morteiros no sul do país no sábado.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu , disse que considera sério os ataques criminosos do Hamas contra cidadãos israelenses. "Israel tomará todas as medidas necessárias para defender os seus cidadãos", acrescentou.

Se o atual ciclo de violência continua a aumentar, há a hipótese da IDF  de retomar os assassinatos seletivos contra os comandantes do Hamas e de altos funcionários na Faixa de Gaza.

Ala militar do Hamas, as Brigadas dos Mártires de Qassam, reivindicou a responsabilidade pelos lançamentos de morteiros. Em todo ano de 2010, 215 morteiros foram disparados contra Israel.

A IDF respondeu imediatamente ao lançamento de morteiros com ataques de tanques e helicópteros contra 10 alvos diferentes do Hamas.

Um oficial de segurança do Hamas foi morto e cinco outros palestinos ficaram feridas nos ataques, fontes palestinas.

Fonte: Jerusalém Post

Este post poderá ser atualizado...

Um comentário:

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...