sexta-feira, 25 de março de 2011

Tensão na América Central: Costa Rica e Nicarágua em conflito

Países disputam pedaços de terra no Caribe, mais um conflito, entenda mais no Sempre Guerra!

Costa Rica nega intromissão na Nicarágua


A Costa Rica negou nesta sexta-feira ter violado o espaço aéreo da Nicarágua, como denunciou nesta quinta-feira o país, e confirmou a realização de uma reunião técnica em abril.

O chanceler costarriquenho, René Castro, indicou em comunicado que o protesto divulgado pela imprensa da Nicarágua "não tem nenhum cabimento".

O Ministério das Relações Exteriores nicaraguense expressou na quinta-feira que as "reiteradas violações" de seu espaço aéreo "foram reconhecidas através de declarações dos mais altos funcionários costarriquenhos", e "comprovadas" pela Nicarágua.

Segundo a nota de protesto, as transgressões ocorreram em território nicaraguense nos setores de Harbour Head, Punta Castilla e o delta do rio San Juan.

Castro criticou o fato de a nota ter sido divulgada à imprensa antes de ser entregue ao seu país pelos canais diplomáticos oficiais e acrescentou que "qualquer ação que a Costa Rica tenha feito no território, faz em conformidade com o que é disposto pela Corte Internacional de Justiça (CIJ)".

"É falso que Costa Rica tenha se introduzido na área identificada pela corte, ou que tenha violado o espaço aéreo nicaraguense, e está informando isso à Nicarágua", afirmou o chanceler.

Sobre a reunião que será realizada em abril, a Chancelaria indicou que "a Nicarágua respondeu hoje à nota remetida pela Costa Rica em 18 de março em que propunha uma primeira reunião entre funcionários para atender as ordens da CIJ".

Segundo Castro, trata-se de uma reunião "técnica, essencialmente em nível policial, para programar o trabalho contra o crime organizado", como foi determinado pela CIJ na resolução de 8 de março, relacionada com o litígio da fronteira entre os países.

No encontro, participarão representantes do México e da Guatemala, que tentam facilitar o diálogo entre os países desde que entraram em conflito pela soberania de uma região fronteiriça no Caribe, em novembro passado.

Para Castro, a aceitação da reunião por parte da Nicarágua representa "um passo para a normalização" (das relações bilaterais), mas disse que será necessário "um tempo" para que seja restabelecida a confiança.

Fonte: Terra


CIJ proíbe Nicarágua e Costa Rica de mobilizarem tropas em Isla Portillos
A Corte Internacional de Justiça (CIJ) determinou em 08 de março que nem Nicarágua nem Costa Rica devem mobilizar tropas em Isla Portillos, zona disputada pelos dois países. 

A decisão adotada para o pedido feito pela Costa Rica, lido pelo presidente da CIJ, Hisashi Owada, assinala que os juízes votaram por "unanimidade" para que "as partes se abstenham de enviar ou estacionar na zona em disputa canhões, civis, policiais ou agentes de segurança". 


Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...