segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plantão: Mundo está em "uma guerra cambial", diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, que o mundo está em "uma guerra cambial". De acordo com Mantega, a desvalorização de suas moedas que antes era uma estratégia apenas dos países asiáticos tornou-se também uma medida de países desenvolvidos.

O ministro citou em especial os Estados Unidos e União Europeia como exemplos de economias que fazem pressão para desvalorizar suas moedas correntes.

"As economias avançadas não se recuperaram. As manufaturas estrangeiras estão entrando no mercado brasileiro muito baratas. Precisamos preservar o mercado interno para os brasileiros. Para isso, é preciso uma política anti-dumping mais dura", disse o ministro.

De acordo com Mantega, a estratégia de desvalorização do yuan é uma prática da China de pelo menos vinte anos, mas que o Japão também dependente de exportações faz pressão por desavalorizar o iene.

O governo, além de comprar um volume maior de dólares, tem também outras ferramentas para impedir valorização excessiva do real e uma consequente piora na condição de competitividade da moeda.

O ministro comemorou a criação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investidores estrangeiros em renda variável, em outubro de 2009, que completa quase um ano. Segundo ele, essa é uma das medidas que tem garantido a solidez da economia brasileira.

3 comentários:

  1. Se todos, diante da ação mercantilista guerreira chinesa, terão que, de alguma forma, desvalorizarem suas moedas, ocorrerá, consequentemente, selvageria monetária em marcha.
    Sai de cena a guerra convencional, tocada pela moeda simbólica que faliu, para a guerra econômica, impulsionada pela falência monetária global, expressa nos dólares podres em poder dos chineses que buscam desová-los à custa do sacrifício dos outros.
    Eis a terceira guerra financiada pela moeda podre. Trata-se da nova face do capitalismo predador vigente na grande savana africana global. As bombas atômicas estocadas nos depósitos de Tio Sam teriam alguma serventia para conter a escalada do dragão chinês, se ele está falido e sem bala na agulha para acioná-las?

    ResponderExcluir
  2. Ex-oficial promete revelar segredos de OVNIs.

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/ex-oficial-revelara-segredos-de-ovnis-27092010-24.shl

    ResponderExcluir
  3. Caros, obrigado pelos comentários! Sempre enriquecendo ainda mais as nossas informações neste blog, obrigado!

    1-De fatos as armas convencionais não tem nenhuma serventia, a guerra agora é virtual e nos bastidores, se eu conseguir tempo eu falo um pouco mais disto aqui. Só tem um fato que comentei em outro post sobre o Brasil. O nosso país é uma potência mas sem armas, as potências bélicas exploram o nosso Brasil com sérias ameaças, podemos dizer até extorsão.

    Respondendo então a sua pergunta, as bombas atômicas gringas não podem fazer nada nesta guerra de bastidores, mas tem um poder de persuasão sem igual.

    2- Sobre os Ovnis como diz o ditado popular "a casa tá caindo" e as verdades vem a tona. Agora a ONU tem até embaixadora para comunicar com ET's. Acho que não tem mais nada para mentir né?

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...