domingo, 19 de setembro de 2010

Conflitos na África e Tensões no Oriente Médio e no Cáucaso

 Após visita do Ministro de Defesa russo, hoje as autoridades norte-americanas recebem o Ministro de Defesa israelense. Prelúdio de uma nova guerra?



O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, viaja domingo aos Estados Unidos para uma visita de cinco dias em que se reunirá com autoridades americanas, anunciou neste sábado à noite seu ministério.

Barak tem encontros programados com seu colega americano Robert Gates e com a secretária de Estado Hillary Clinton, segundo essa fonte.

Fonte: Terra



Mauritânia bombardeia Al-Qaeda em Mali
Aviões de combate mauritanos bombardearam neste sábado e domingo (18 e 19/09/2010) posições da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) no norte de Mali, informaram fontes militares a partir de Nuakchott.
Iniciada na sexta-feira, a operação faz parte da ofensiva aérea e terrestre lançada pela Mauritânia contra a organização terrorista.

Até agora, ao menos 12 supostos insurgentes e seis soldados mauritanos morreram.

A operação começou perto da fronteira oriental mauritana e se deslocou depois ao norte de Mali, e seu comando foi assumido pelo presidente mauritano, Mohammed Ould Abdel Aziz, na sua condição de chefe supremo das forças armadas e de segurança.

Segundo os oficiais, o quartel de Nema, que foi atacado no fim de agosto pela Al-Qaeda, mobilizou seus efetivos até a área.

Em um comunicado divulgado no início de setembro, a AQMI afirmou que o atentado de Nema foi realizado "em resposta a morte de seis combatentes na operação militar franco-mauritana" de julho passado, após a qual a rede terrorista executou o francês sequestrado Michel Germaneau em represália.

En Nuakchot, segundo indicaram fontes militares à Efe, o Exército e a polícia bloquearam o tráfego de veículos em frente a suas sedes, mas não foi dada nenhuma explicação oficial sobre a operação militar.

A AQMI também é suspeita de ter sequestrado esta semana, cinco cidadãos franceses e dois africanos no Níger.

Fonte: Terra e Estadão

Delegação Palestina: Palestinos não reconhecem Estado de Israel.
Os palestinianos não reconhecem o Estado de Israel, informou o membro da delegação palestiniana nas conversações com Israel Nabil Chaat em Ramallakh. Segundo ele, o presidente da autonomia palestiniana Makhmud Abbas e os seus colegas não vão fazer nenhumas concessões a Israel, inclusive a construção de novas casas. Se Israel não prolongar a moratória que expira nos finais de setembro, as conversações diretas serão suspensas, disse Chaat. Entretanto o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu chamou o reconhecimento do Estado de Israel uma base do acordo de paz dando a entender que não vai recorrer à construção de novas casas.

Fonte: Voz da Rússia

Egito em Aleta para lançamento de foguetes

As forças de segurança egípcias estão em alerta máximo na Península do Sinai, neste domingo na fronteira com Gaza e Israel por causa de informações sobre o ataque de foguetes palestino proveniente do Egito para Israel.

Eles estão investigando relatos de planos para contrabandear foguetes de Gaza para o Egito e depois lançá-los contra Israel, disseram autoridades. Até agora, nenhum foguete foi encontrado.



Irã prende 7 soldados em sua fronteira!
As forças iranianos detiveram recentemente sete soldados americanos que tentavam entrar no Irã pela fronteira com o Paquistão, afirmou neste domingo o site Javanonline.ir, ligado à Guarda da Revolução.

“Soube-se que sete soldados amerianos, acompanhados de dois iranianos, tentaram recentemente penetrar no território iraniano em Kuhak, perto de Saravand (fronteira com o Paquistão”, indica o site, sem precisar a data do incidente ou se os militares ainda se encontram detidos.

“Foram identificados e detidos pelos guardas de fronteira iranianos”, afirmou a Javanonline.ir, acrescentando que os dois iranianos conseguiram fugir. O site, cuja informação também foi difundida pela agência Fars, não deu qualquer indicação sobre a fotne, nem detalhes da notícia. Nenhuma outra fonte informou ou confirmou a informação.


Tensão no Cáucaso Sul: Irã acusa EUA de provocar a Guerra!
Vice-presidente iraniano para Assuntos Parlamentares Seyed Mohammad Reza Mir-Tajeddini atacou os americanos para sua interferência no conflito de Karabakh entre a Armênia e o Azerbaijão.

"Sempre que os E.U.A. interferem em um assunto, acaba prejudicando as relações entre os países", disse Mir-Tajeddini à margem de uma conferência sobre o Azerbaijão aqui em Teerã no domingo.

Ele fez as declarações em referência à disputa territorial entre o Azerbaijão e a Armênia sobre a região de Nagorno-Karabakh.

Mir-Tajeddini se refere também às negociações de Teerã sobre a questão Karabakh, e disse que as negociações estavam progredindo no sentido da resolução do conflito entre Yerevan e Baku, mas a interferência dos E.U.A. e as suas posições provocantes impediu um bom final para a questão.

Armênia e Azerbaijão permanecem oficialmente em guerra sobre Karabakh e a disputa é uma grande fonte de tensão na região do Cáucaso do Sul, fronteira entre Irã, Rússia e Turquia.
Nenhum país - nem mesmo a Armênia - reconhece oficialmente Karabakh como um estado independente. A região rebelde tem sido controlada por armênios desde que se libertou do controle de Baku, após uma guerra feroz no início de 1990, que matou 30.000 pessoas.

Fonte: Fars News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...