quinta-feira, 23 de julho de 2015

TENSÃO: PRESIDENTE DA GUIANA VISITA EUA PARA FALAR SOBRE VENEZUELA!

O presidente da Guiana, David Granger, viajou nesta quarta-feira para Washington para conversar sobre a disputa fronteiriça entre seu país e a Venezuela pela região de Essequibo, durante a Conferência dos Estados Unidos sobre Defesa e Segurança do Hemisfério.

O ministro de Estado, Joe Harmon, confirmou a viagem em entrevista coletiva e detalhou que Granger se reunirá com representantes do Departamento de Estado dos EUA.

Esta será a primeira visita oficial de Granger aos EUA desde que foi eleito, em maio. Ele está acompanhado do chefe das Forças de Defesa da Guiana, Mark Phillips.

A disputa fronteiriça entre Venezuela e Guiana pelas águas do rio Essequibo, onde em maio a Exxon Mobil descobriu uma jazida de petróleo, dura mais de um século, e inclui também a reivindicação da soberania sobre este território de 160 mil quilômetros quadrados, muito rico em recursos naturais.

O litígio remonta à época em que a Guiana era colônia britânica, e está sob a mediação constante das Nações Unidas desde a assinatura do Acordo de Genebra em 1966 pelos dois países. 

FONTE
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/presidente-da-guiana-visita-eua-para-falar-sobre-venezuela




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...