segunda-feira, 20 de julho de 2015

28 MORTES EM ATAQUE TERRORISTA NA TURQUIA: SUSPEITAS SOBRE O ESTADO ISLÂMICO!

Pelo menos 28 pessoas morreram nesta segunda-feira e cerca de 100 ficaram feridas em um atentado terrorista na cidade de Suruç, no sudeste da Turquia e próxima à fronteira síria, confirmou o governador da província de Sanliurfa, Izzettin Küçük, à emissora "NTV". Suspeitas recaem sobre o Estado Islâmico!

O atentado era dirigido contra um grupo de ativistas turcos, em sua maioria jovens, que estavam reunidos no jardim do Centro cultural Amara, onde a bomba explodiu durante a manhã. Os ativistas se preparavam para atravessar a fronteira a fim de prestar socorro à população da cidade síria de Kobani, muito castigada pela guerra no país vizinho. 

O centro, sede da Federação de Associações de Juventudes Socialistas, coordenava a viagem dos jovens e realizava uma campanha para ajudar à reconstrução da cidade, gravemente danificada após o ataque do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). 

Embora oficialmente ainda não tenha sido apontada responsabilidade pelo atentado, fontes locais disseram ao jornal "Hürriyet" que este foi aparentemente perpetrado por uma jovem de 18 anos simpatizante do EI. 

"O município de Suruç, na província de Sanliurfa, sofreu um atentado terrorista (...) Nos hospitais da zona há cerca de 100 feridos sob tratamento", informou o Ministério do Interior em comunicado, no qual expressou o temor de que o número de vítimas mortais possa subir. 

O Ministério do Interior condenou o ataque e prometeu deter o mais rápido possível os responsáveis para levá-los perante a justiça. Suruç é o principal ponto de comunicação entre a Turquia e a cidade sírio-curda de Kobani, cerca de 10 quilômetros de distância. 

"Nesta manhã vieram cerca de 400 pessoas para atravessar Kobani", explicou Hürriyet o vice-prefeito de Suruç, Ismail Kaplan. Muitos destes ativistas, que tinham chegado de vários pontos do país, levavam brinquedos e produtos de primeira necessidade para os habitantes de Kobani. Um vídeo divulgado pelo "Hürriyet" mostra uma forte explosão no meio de uma multidão que sustenta um cartaz durante uma declaração à imprensa no jardim do centro atacado. 

"Acredito que (o atentado) seja obra do Estado Islâmico", disse Kaplan, que relacionou o ataque com um atentado suicida que aconteceu ao mesmo tempo no centro de Kobani, segundo confirmou por Hürriyet com fontes locais. 

Pelo menos três membros das forças de segurança morreram nesse ataque, informou à Agência Efe o vice-ministro de Relações Exteriores do governo autônomo curdo da Síria, Idris Nuaman, que explicou que os jihadistas detonaram um carro-bomba contra um posto de controle das forças do Interior. O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou este ataque, embora informou que houve dois mortos, que eram combatentes das Unidades de Proteção do Povo, as milícias curdo-sírias. 

FONTE
http://noticias.r7.com/internacional/bomba-explode-em-cidade-turca-perto-da-siria-e-mata-28-pessoas-20072015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...