quarta-feira, 25 de março de 2015

NIGÉRIA: BOKO HARAM SEQUESTRA CENTENAS DE MULHERES; PRESIDENTE PROMETE DERROTAR O GRUPO EM 1 MÊS!

Tropas de países africanos conseguem avanço significativo contra o grupo Boko Haram, porém, vitória definitiva está distante

- Moradores dizem que Boko Haram sequestrou 400 pessoas na Nigéria
Moradores da cidade de Damasak, no norte da Nigéria, disseram que militantes do grupo radical islâmico Boko Haram sequestraram mais de 400 mulheres e crianças quando abandonaram a cidade - tomada por forças do Níger e do Chade neste mês.

"Eles levaram 506 mulheres e crianças e mataram 50 antes de saírem", disse o comerciante Souleymane Ali à agência de notícias Reuters. O coronel Toumba Mohamed, comandante nigeriano das forças de Damasak, disse que entre 400 e 500 pessoas foram sequestradas.


- Boko Haram será derrotado em um mês, promete presidente da Nigéria
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, disse esperar que todo o território tomado pelo grupo militante islâmico Boko Haram seja retomado dentro de um mês.

Mas o presidente - que concorre à reeleição em uma semana - admitiu que a resposta ao avanço inicial dos insurgentes no nordeste da Nigéria foi muito lenta.

O Exército tem, recentemente, reivindicado vitórias sobre o Boko Haram em um conflito que já matou milhares desde 2012.

Seus avanços coincidiram com a expansão da luta contra os militantes, envolvendo as forças armadas do Chade, Níger e Camarões.

O governo do presidente Jonathan tem sido duramente criticado por seu insucesso na luta contra os insurgentes. Ele já disse várias vezes que está virando o jogo contra a Boko Haram - mas os fatos não confirmaram isso.

O presidente adiou a eleição de fevereiro por seis semanas, dizendo que as Forças Armadas precisavam de mais tempo para dar segurança ao país.


- Moral de tropas africanas é alto após expulsarem Boko Haram de cidades da Nigéria
"O Boko Haram está acabado", gritou um eufórico soldado do Níger enquanto seus companheiros dançavam e agitavam os rifles no ar para comemorar a libertação da cidade de Damasak, no norte da Nigéria.

A retomada do controle da cidade foi a mais recente vitória em uma ofensiva regional que virou a maré contra seis anos de insurgência jihadista. Se o moral das tropas for um indicador de sucesso militar, então a força regional de combate ao Boko Haram parece destinada a reforçar seus ganhos no campo de batalha.

Centenas de soldados fortemente armados do Chade e do Níger desfilaram triunfantes em caminhonetes Toyota pelas ruas empoeiradas de Damasak na quarta-feira, gritando e erguendo as armas após os ocupantes da cidade fugirem para a região no entorno.

"O moral da tropa está muito alto", disse o líder da força do Níger, coronel Mohamed Toumba. "Nós enfrentamos um inimigo que tinha realmente ocupado esta área, e não foi fácil empurrá-los para fora, mas nós conseguimos e agora eles estão reduzidos a quase nada."

Era um contraste gritante com o ano passado, quando as forças da Nigéria se dispersaram enquanto os rebeldes, que lutam para formar um Estado islâmico no norte do país, assumiam o controle de uma faixa de cidades no Estado de Borno, incluindo Damasak, e avançavam sobre a capital regional, Maiduguri.

No início deste ano, o Boko Haram controlava cerca de 20 áreas do governo local, um território do tamanho da Bélgica. Em uma reversão dramática, o Exército da Nigéria disse nesta terça-feira que empurrou os rebeldes para fora de quase todas, faltando ainda três distritos que eles controlam.


- Pelo menos 70 corpos são achados perto de cidade nigeriana liberada do Boko Haram
Soldados de Níger e Chade descobriram corpos de pelo menos 70 pessoas, muitos deles decapitados, despejados perto de uma ponte nos arredores da cidade nigeriana de Damasak, que foi liberada do Boko Haram no sábado, disse uma testemunha da Reuters.

Os corpos foram parcialmente mumificados pela atmosfera seca de deserto, segundo a testemunha, sugerindo que as mortes ocorreram há algum tempo.

Damasak foi tomada pelo grupo islâmico em novembro, mas recapturada pelas tropas de Níger e Chade no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...