quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mais de 2 Milhões de iraquianos voluntários para combater militantes da ISIL (ISIS)

Mais de dois milhões de iraquianos se ofereceram como voluntários para se juntar à luta contra os militantes takfiri da al-Qaeda Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL).

O Vice-Primeiro-Ministro da Energia Iraquiano Hussain al-Shahristani fez declarações na capital Bagdá nesta terça-feira.

Shahristani disse que Bagdá não tinha capacidade para processar mais voluntários, acrescentando: "Ninguém sabe quando essa batalha vai acabar, mas vamos ganhá-la."

Enquanto isso, a Organização das Nações Unidas expressou preocupações sobre denúncias de crimes de guerra cometidos pelos militantes.

"Há um risco real de mais violência sectária em grande escala, no Iraque e além de suas fronteiras", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, numa conferência de imprensa na cidade suíça de Genebra.

O chefe da ONU pediu aos líderes de todas as facções iraquianas para "garantir que seus seguidores evitar atos de represália".

"Espero que, com o forte apoio dos países da região e da comunidade internacional em um sentido mais amplo, que vai ser capaz de ajudar o governo iraquiano antes de tudo para restaurar a paz e a estabilidade no seu país", acrescentou Ban.

Em 10 de junho, os militantes do ISIL assumiu o controle da capital da província de Nínive Mosul, em um avanço relâmpago, que foi seguida pela queda de Tikrit, localizada a 140 quilômetros (87 milhas) a noroeste da capital Bagdá.

Centenas de milhares de pessoas foram forçadas a sair de suas casas desde então.

Os militantes do ISIL se comprometeram a continuar seu ataque em direção a Bagdá. Primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki disse que as forças de segurança do país poderia enfrentar os terroristas, chamando a apreensão de Mosul como uma "conspiração".

Um comentário:

  1. quero saber se vc tem conhecimento de alguma ong q envia voluntarios para cuidar dos feridos de guerra?

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...