domingo, 29 de junho de 2014

Confrontos sem fim no Iraque e na Síria

Forças militares iraquianas lançam ofensiva contra extremistas em Tikrit!
- Iraque recebe primeira remessa de aviões militares da Rússia
- 20 membros das forças de segurança e 53 jihadistas morrem em combate
- Rebeldes fazem contra-ataque na Síria para retomar cidade de jihadistas
- Confrontos entre rivais na Síria deixam 7 mil mortos
- ISIS crucifica corpos de 8 rebeldes sírios executados na Síria

As forças militares iraquianas lançaram nas últimas horas uma ofensiva contra extremistas em Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, no Iraque. Milhares de soldados estão envolvidos nesta que pode ser considerada a ofensiva mais ambiciosa de Bagdá contra os extremistas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que dominam áreas de cinco províncias do Iraque desde o princípio de junho.

As forças militares já estariam no controle da sede do governo de Tikrit, segundo fontes militares. A ofensiva ocorre no momento em que o Iraque começa a receber aviões de combate comprados da Rússia  e que devem entrar em operação em breve. O primeiro-ministro Nuri Al Maliki disse, no início da semana, que Bagdá comprou 12 aviões Sukhoi por 368 milhões de euros.

Segundo o ministério, os cinco aviões “chegaram ao território iraquiano nos termos de um acordo com o ministério homólogo russo”. O ministério iraquiano adianta que os aviões “permitirão aumentar a capacidade combativa da Força Aérea nacional” em sua luta contra os terroristas.

Forças de segurança iraquianas enfrentaram insurgentes jihadistas a sudoeste da capital Bagdá neste sábado, com um registro de nove soldados e onze policiais mortos, informaram um oficial do Exército e médicos.

O combate também deixou 22 membros das forças do governo feridos e 53 insurgentes mortos, de acordo com as fontes.

Os enfrentamentos ocorreram nas províncias de Babilônia e Al-Anbar.

SÍRIA - A GUERRA ENTRE AL NUSRA E ISIS:

O braço sírio da Al-Qaeda e os rebeldes islamitas iniciaram neste sábado (28) um ataque de resposta ao Estado Islâmico do Iraque e Levante (EILL) para expulsar o grupo jihadista de Bukamal, a principal cidade na fronteira entre Síria e Iraque.

De acordo com ativistas, uma carro bomba também explodiu em uma área de um mercado em Douma, cidade próxima à capital Damasco e dezenas de pessoas ficaram feridas.

"Os combates provocam estragos desde a noite em Bukamal entre a Frente Al-Nosra (Al-Qaeda) e rebeldes islamitas, de um lado, e os jihadistas do EIIL, do outro", afirma o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG que conta com uma rede de fontes militares, médicas e civis.

Durante a semana, combatentes da Frente Al-Nosra em Bukamal passaram para o lado do EIIL, o que permitiu o controle dos dois lados da fronteira.

Mas outros membros da Al-Nosra se negaram a aceitar e os combatentes do grupo iniciaram um ataque durante a madrugada com a ajuda de rebeldes islamitas, segundo o OSDH.

Bukamal é uma das principais cidades da província petroleiro de Deir Ezor, no leste da Síria.

Nesta província continuam os combates entre o EIIL e a Al-Nosra, que tenta defender seus redutos.

A maior parte da região de Deir Ezor está sob controle do EIIL, que avança no oeste do Iraque com o objetivo de criar um emirado islâmico neste país e na Síria.

Cerca de 7 mil pessoas, em sua maioria rebeldes que lutam para depor o presidente da Síria, Bashar Assad, morreram durante conflitos entre grupos islâmicos rivais no norte do país, que é controlado pela oposição, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em Londres.

De acordo com a organização, seus ativistas levantaram os nomes de 5.641 rebeldes que foram mortos nos confrontos. Os nomes de outros 1,2 mil combatentes ainda não foram confirmados.

O total de vítimas fatais inclui ainda 650 civis mortos em meio a combates entre a Frente Nusra, ligada à Al Qaeda, e o grupo rival Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), informou a entidade.

O Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) executou oito rebeldes na Síria antes de crucificar seus corpos em público em Deir Hafer, uma cidade na província de Aleppo (norte), onde permanecerão por três dias, informou neste domingo uma ONG.

FONTES:
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2014/06/29/forcas-militares-iraquianas-lancam-ofensiva-contra-extremistas-em-tikrit/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_29/Iraque-recebe-primeira-remessa-de-avioes-militares-da-Russia-6174/
http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/iraque-20-membros-das-forcas-de-seguranca-morrem-em-combate,d71dfa11333e6410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/rebeldes-fazem-contra-ataque-na-siria-para-retomar-cidade-de-jihadistas.html
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/06/29/interna_internacional,543668/confrontos-entre-rivais-na-siria-deixam-7-mil-mortos.shtml
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/eiil-crucifica-corpos-de-8-rebeldes-sirios-executados-na-siria.html

Um comentário:

  1. UM DIA O FILHO DO HOMEM VEIO MOSTRAR AOS HOMEM QUE DEUS EXISTE E TENDO COMO OBJETIVO UNS PARA COM OS OUTROS O AMOR E DIREITO DE IGUALDADE SOCIAL PARA TODOS ONDE OS IMPOSTOS FOCEM COBRADOS DE FORMA IGUAL DANDO A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS E ISTO FOI VISTO COMO UMA BRÁSFEMIA USANDO DEUS PARA MATAR O PRÓPRIO DEUS FILHO ISTO SIM É UM MAL O HOMEM QUERER DOMINAR O MUNDO E COM ISTO FORMAR UMA GANANCIA TERRÍVEL ACREDITO EM DEUS E NA PAZ E SEI QUE A MORTE FAZ UM TRABALHO EXCELENTE MOSTRA QUE TODOS IRÃO PASSAR POR ELA E QUEM FOR BOM DIANTE DE DEUS VAI LIVRAR A SUA ALMA DE ALGO MUITO RUIM.ISTO EU DEIXO COMO MENSAGEM PARA TODOS QUE PENSAM EM SI E ESQUECE QUE DEUS E JESUS CRISTO O MEDIADOR ENTE DEUS E O HOMEM NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...