Bandeira do PKK
A aviação turca bombardeou na madrugada desta sexta-feira posições dos rebeldes separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque.
Um porta-voz do PKK na Turquia, Ahmed Denis, confirmou o ataque no qual, segundo ele, não houve mortos.
Os aviões atacaram as posições do PKK, uma organização armada curda da Turquia, na zona de Jakurk e Qandil, região autônoma curda do norte do Iraque.
O PKK multiplica seus ataques contra o exército turco há várias semanas. Os confrontos são quase diários no leste e sudeste da Turquia, outro cenário das operações do PKK.
Crianças aprendem a atirar desde cedo.
Na prisão turca em que está cumprindo uma pena de prisão perpétua, Abdullah Ocalan pediu para Ancara e PKK chegarem a uma trégua, segundo a agência pró-curda Firat.
"Poderia ser iniciado um processo mútuo de não violência", afirmou Ocalan numa reunião com seus advogados.
O líder do PKK citou possíveis passos prévios para dar confiança às duas partes.
O PKK é considerado uma organização terroristsa por Ancara e inúmeros países e que luta pela autonomia dessa região da Turquia. O conflito, que dura desde 1984, deixou pelo menos 45.000 mortos, a maioria rebeldes.
Território reinvidicado pelos Curdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.